O governador João Azevêdo e o chefe da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, lançam oficialmente nesta segunda-feira no Palácio da Redenção, às 11h, o Censo Demográfico 2020. Haverá, também, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 em âmbito estadual, assim como uma reunião referente ao município de João Pessoa. O governador João Azevêdo esteve reunido na semana passada com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para discutir parcerias focadas na realização do Censo.
Estima-se que na Paraíba o recenseamento será realizado em cerca de 1,1 milhão de domicílios nos 223 municípios do Estado, envolvendo o trabalho de mais de quatro mil pessoas para a coleta de dados, supervisão e apoio técnico-administrativo. O chefe da Unidade Estadual do IBGE ressaltou a necessidade do engajamento da população para responder corretamente aos questionários. Frisou como relevante o intercâmbio com o governo do Estado e expressou a convicção de que as pessoas também irão colaborar quando os questionários lhe forem submetidos. A gestão estadual disponibilizou o reforço da sua infraestrutura para viabilizar os trabalhos.
Uma inovação prevista para o Censo de 2020 é o uso da tecnologia. Este ano, todos os questionários serão aplicados com a utilização de um computador de mão e também será oferecida a opção do uso da internet para responder as perguntas. O chefe do Executivo paraibano afirma textualmente: O Brasil passará em 2020 pela realização do Censo Demográfico, uma pesquisa domiciliar, o que se configura como uma verdadeira operação de guerra a ser montada, e o IBGE tem essa responsabilidade de organizar o trabalho. Na reunião preliminar que foi realizada, ficou definida a participação e a ajuda do Estado naquilo que compete para o que o Censo aconteça da melhor maneira possível e traga as informações corretas para que se tenha um espelho real do nosso povo, facilitando o planejamento do futuro.