O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (PSB), será agraciado com o troféu Heitor Falcão 2019, conferido pelo colunista e escritor Abelardo Jurema, do Correio da Paraíba e que distingue figuras com projeção e reconhecimento dos seus exemplos por parte da sociedade estadual. Ao traçar um perfil de Galdino, Abelardo Jurema observa: De forma surpreendente, com o apoio da grande maioria dos deputados estaduais paraibanos, ele retornou à presidência da Assembleia Legislativa do Estado vencendo todas as dificuldades e contrariando, até mesmo, a orientação do governo. Mais do que isso, foi eleitoe reeleito para dois mandatos consecutivos, o que lhe garante permanecer no posto, talvez o mais importante na estrutura política do Estado, como garantia constitucional da governabilidade pelos próximos quatro anos.
Jurema ainda enfatiza, sobre Adriano Galdino: Discreto, prudente e enérgico quando necessário, o deputado Adriano Galdino escreveu o seu nome na história do Parlamento paraibano com coragem, audácia e capacidade de enfrentar e superar obstáculos. Também será homenageado com o mesmo troféu o governador João Azevêdo (PSB), que está há quase oito meses à frente do Executivo estadual, tendo vencido as eleições de 2018 em primeiro turno, embora, até então, não tivesse disputado qualquer mandato eletivo. A respeito do governador, define Jurema:
Em sua primeira experiência político-eleitoral como candidato ao governo do Estado, ele saiu vitorioso em primeiro turno e com uma votação consagradora junto à população paraibana, que expressou, por grande maioria, a vontade de vê-lo no Palácio da redenção exercendo o comando do Estado. Eleito e empossado, se mantém fiel aos seus princípios republicanos e com uma atuação segura, sem estrelismos e focado no interesse público, o governador João Azevêdo consolida uma gestão responsável e se coloca como um político em ascensão, com qualidades e virtudes para se consagrar como administrador e para alcançar o seu espaço na privilegiada galeria dos homens públicos que honraram as nossas tradições políticas.
O troféu Heitor Falcão, como registra Abelardo, chegou à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado. Em sessão ordinária, o deputado Ricardo Barbosa, líder do governo João Azevêdo na ALPB, ocupou a tribuna para agradecer a sua indicação para receber a homenagem que considerou entre as mais importantes do Estado. Para mim é motivo de júbilo este reconhecimento, partindo de uma coluna que é uma das mais tradicionais e respeitadas da sociedade paraibana e que representa o sentimento da cidade sobre os seus representantes em todos os segmentos do Estado.
Nonato Guedes