A jornalista paraibana Rachel Sheherazade valeu-se das redes sociais para explicar o porquê de ter sido afastada do comando do SBT Brasil às sextas-feiras. Peço desculpas aos meus amigos jornalistas, pois recebi muitos pedidos de entrevista, mas, por uma questão contratual, não posso dar entrevista, afirmou. Ela apresenta o jornal da emissora de Sílvio Santos desde 2011. Para dar uma satisfação aos seguidores, Sheherazade informou que recebeu uma determinação da surpresa. Também fui pega de surpresa. Recebi uma determinação, na semana passada, de que eu estaria afastada às sextas-feiras, por tempo indeterminado. Então, não tenho como precisar quando e se vou voltar a apresentar o SBT Brasil às sextas-feiras, disse.
Sheherazade esclarece que segue contratada da emissora até setembro de 2020. É um contrato que pretendo seguir, como sempre cumpri meus contratos em quase 20 anos de profissão. Nunca descumpri nenhuma cláusula de nenhum contrato”, alega. Resumindo, gente, sextou pra mim. E pretendo fazer um bom uso desses dias que terei de folga, concluiu a jornalista, que não deixou claro os motivos desse afastamento determinado pelo SBT. No Twitter, internautas estranharam a situação. Padre Fábio de Melo e Rachel Sheherazade abandonaram o Twitter após serem veementemente atacados por darem opiniões, escreveu um seguidor. Em abril de 2017, durante a entrega do Troféu Imprensa, Sílvio Santos, em tom de brincadeira, repreendeu a jornalista por dar opiniões. Você começou a fazer comentários políticos no SBT e eu pedi para você não fazer mais, porque você foi contratada para ler notícias, não para dar sua opinião. Eu contratei você para você continuar com sua beleza e com sua voz para ler as notícias do teleprompter, afirmou na época o dono da emissora.
Depois do episódio, Sheherazade saiu em defesa de Sílvio Santos: Patrão, há que haver um mínimo de inteligência para entender nossas brincadeiras. Obrigada pela chance de fazer brilhar o meu intelecto!, escreveu a jornalista. No mesmo Troféu Imprensa de 2017, Sílvio Santos alertou Danilo Gentilitambém.Não fala sobre política porque aí você me complica, disse o dono do baú, que pediu para o apresentador puxar o saco dos políticos. Sheherazade já teve sua exoneração pedida de público a Sílvio Santos pelo empresário Luciano Hang, dono da Havan e patrocinador de programas do SBT. Através de rede social, ele qualificou Rachel Sheherazade de impatriota por ter feito críticas a atos e declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro. Chegou a insinuar que a apresentadora era comunista e estava destoando da linha adotada por Sílvio Santos no SBT. Rachel respondeu em rede social que o empresário estava chantageando Sílvio Santos a demiti-la. Luciano Hang acabou ganhando um SBT Repórter especial, sobre sua trajetória, apresentado por Roberto Cabrini, e foi convidado de Sílvio Santos para um dos jogos que fazem parte das atrações do seu programa aos domingos.
Nonato Guedes, com O Estado de S.Paulo e UOL Notícias