Por requerimento dos três deputados que representam Cajazeiras no Legislativo Estadual, a Assembleia presidida pelo deputado Adriano Galdino (PSB) realiza hoje à tarde, no auditório da Fafic, uma sessão ordinária que é também comemorativa dos 156 anos de emancipação da terra da Cultura, que transcorrem amanhã. A doutora Paula Francinetti e os deputados Jeová Campos e Júnior Araújo, ungidos para a atual legislatura, prometem o debate de temas de relevância para a população cajazeirense e de outros municípios da região sertaneja. Haverá entrega de obras da administração municipal, em áreas como a da Saúde, bem como serviços da administração estadual. Pelo menos 30 deputados estaduais são esperados em Cajazeiras entre hoje e amanhã, bem como parlamentares federais e outras lideranças políticas.
O prefeito José Aldemir Meireles (PP), que já foi deputado estadual, afirma que Cajazeiras vive uma fase especialmente promissora para o seu desenvolvimento econômico, social e cultural e destaca não somente o empenho de parlamentares que representam a cidade como a colaboração decisiva de deputado federais e senadores que também têm destaque na região. Na área cultural, a Academia Cajazeirense de Artes e Letras, Acal, lança hoje o livro Patronos & Patronesses, organizado pelo professor e imortal Francelino Soares, com biografias e perfis de 40 titulares das cadeiras da recém-criada Academia, iniciativa que contou também com a decisiva participação do escritor Francisco Sales Cartaxo (Frassales), ex-secretário de Planejamento do governo do Estado. A ideia é rever não somente o passado histórico mas também um passado recente, já que os registros dos biografados vão desde o Padre Mestre Inácio de Souza Rolim até personagens com quem muitos dos nossos contemporâneos viveram, afirma Francelino. A solenidade de lançamento do livro ocorrerá ás 19h de hoje no teatro Íracles Brocos Pires.
Na próxima sexta-feira, a Câmara Municipal de Cajazeiras vai homenagear o centenário de nascimento do advogado José Rolim Guimarães, que marcou a história da advocacia na cidade, atendendo a uma proposição do vereador Antônio Moacir. Falecido em 1978, José Rolim Guimarães era pai o empresário Irlen Guimarães e avô do engenheiro Irlen Guimarães Filho. O deputado Athaydes Mendes (Branco), com atuação em Alhandra e Aguiar, confirmou presença na sessão da Assembleia Legislativa em caráter itinerante e ressaltou que Cajazeiras impôs-se ao respeito da sociedade paraibana, sobretudo em função das suas origens culturais e religiosas, mas, também, em consequência do espírito de luta dos habitantes da cidade e dos filhos e das famílias adotivas que se estabeleceram, produzindo para o bem de Cajazeiras.
Nonato Guedes