Começará sábado, dia 31, véspera do aniversário do Jornal Nacional, da Rede Globo, o rodízio de apresentadores do noticioso de maior prestígio no país, por ocasião do transcurso dos seus 50 anos. Âncoras de telejornais das afiliadas da Globo nas capitais e cidades médias dividirão a bancada, numa estratégia de interação entre os profissionais. O editor-chefe do JN, William Bonner, recepcionou os primeiros apresentadores do rodízio especial: Márcio Bonfim, âncora da Globo em Pernambuco e Cristina Ranzolin, do Rio Grande do Sul. Recebidos pelo chefe!, comemorou Ranzolin, que publicou a foto ao lado de Bonner no Instagram.
A jornalista paraibana Larissa Pereira, âncora do telejornal da TV Cabo Branco Segunda Edição estará na bancada do JN no dia nove de novembro, formando dupla com Matheus Ribeiro, da TV Anhanguera, de Goiás. Larissa tem festejado, em sua rede social, o privilégio de sentar na bancada do Jornal Nacional. Natural de João Pessoa, ela atuou como repórter na TV Cabo Branco e, depois de alguns anos, foi para o Recife, atuar na Rede Globo Nordeste, igualmente no jornalismo. Conta que o aprendizado foi importantíssimo para a sua volta como apresentadora, substituindo a Edilane Araújo, que depois de três décadas de atuação deixou a telinha, embora continue atuando no Sistema Paraíba de Comunicação.
A iniciativa permitirá que os telespectadores conheçam os rostos que comandam os telejornais das afiliadas da Rede Globo. Os escolhidos totalizam 27 apresentadores, dos 26 Estados, mais o Distrito Federal. Com a escalação, nomes como Monalisa Perrone, Rodrigo Bocardi, Maju Coutinho, César Tralli, entre outros, vão sair de cena temporariamente. William Bonner enviou um e-mail para as emissoras revelando os nomes e explicando que a escolha foi feita através de um sorteio. Textualmente, ele enfatizou, dirigindo-se aos amigos e colegas de emissoras afiliadas: Depois de assistir aos vídeos que nos foram enviados, só pude confirmar a excelência do trabalho de vocês. A Globo é o que é por ter o seu talento e o seu profissionalismo em cada momento do dia, em cada cidade brasileira. É um orgulho para mim, para todos nós, da Globo, que quero compartilhar com vocês. Orgulhem-se. É justíssimo.
Bonner prosseguiu: Exatamente em nome da justiça na escolha de nomes para representar os Estados de cada afiliada, essa mesma qualidade nos impediu de aplicar qualquer critério justo de seleção que não fosse o velho e bom sorteio. E acho que todos (apresentadores do Bom Dia, Praça 1 e Praça 2) ficarão contentes em saber dessa nossa avaliação. Isto posto, encaminho a lista de representantes que foram convocados na pescaria de papeis dobrados. Nos Estados, há grande expectativa e muita torcida pelo êxito dos representantes das afiliadas na bancada do Jornal Nacional, que já contou com nomes de expressão como Cid Moreira, Sérgio Chapellin e Celso Freitas. Atualmente, o noticioso é ancorado por William Bonner e Renata Vasconcelos, com rodízio de apresentadores nos finais de semana.
Nonato Guedes