O procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega, que será empossado hoje no seu segundo mandato como chefe do Ministério Público da Paraíba, para o biênio 2019/2021, prometeu que dará prosseguimento às ações de enfrentamento da corrupção e promoção dos direitos do cidadão, com firmeza, celeridade e resolutividade. Salientou que todas as investigações, entre as quais a Operação Calvário, Xeque-Mate e outras, seguirão seu curso normal e que, no tempo apropriado, o MPPB dará respostas necessárias à sociedade. A programação de posse terá início às 10h com uma missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora do Guadalupe, no bairro do Cabo Branco.
A cerimônia de posse está prevista para as 18h, durante sessão solene do Colégio de Procuradores da Justiça do MPPB na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho, João Pessoa, com a presença do governador João Azevêdo. Seráphico encabeçou a lista tríplice escolhida no último dia 29 de julho, sendo renomeado para o cargo no último dia 8, através de ato governamental publicado no Diário Oficial do Estado. Igualmente foram indicados para compor a lista os promotores Antônio Hortêncio e Bergson Formiga. Um outro desafio da segunda gestão de Seráphico, conforme ele admite, será a conclusão do concurso para o cargo de promotor de Justiça, além de demandas que não foram atendidas em virtude de limitações orçamentárias vivenciadas nos últimos anos.
– Se tudo correr bem, financeiramente, além da conclusão dos concursos públicos de promotor, iremos realizar um novo concurso público para servidores do MPPB anunciou Seráphico. Ele avalia que sua recondução para mais um biênio à frente do MPPB representa o resultado de um momento de profunda união da instituição. Nos últimos dois anos revelou buscamos unir o Ministério Público em torno de uma pauta institucional e de avanços administrativos, dialogando com todos os colegas ee procurando conduzir o MP de maneira equilibrada e profissional, de forma transparente, no acatamento a valores indispensáveis a qualquer instituição pública que pretenda se modernizar para atender às demandas da sociedade.
Seráphico enfatizou que o MPPB é uma instituição que pertence à sociedade e precisa, sempre, de uma pauta e agenda que busquem o atendimento das demandas dos cidadãos, na condição de verdadeiro agente de transformação social. Enfim, ele anunciou como essencial a ampliação do debate interno e externo com os demais Poderes e com os órgãos públicos em geral.
Nonato Guedes