Confirmando os prognósticos, o prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo Castelliano, do PRB, vai mesmo filiar-se ao Democratas em grande evento político programado para às 10h de amanhã no Cabedelo Clube, com a presença, inclusive, do presidente nacional do DEM, ACM Neto, prefeito de Salvador. Vítor Hugo, que foi sacramentado em pleito suplementar realizado sob supervisão do TRE, no bojo do impasse ocasionado pela Operação Xeque-Mate, que resultou na prisão e renúncia do prefeito Wellington Viana (Leto), disse ter aceito o convite do deputado federal Efraim Filho e anunciou que ingressará na legenda como vice-presidente estadual.
O prefeito de Cabedelo asseverou, ontem, que seu propósito é o de somar, contribuindo para construir o crescimento do partido no Estado, para o fortalecimento com vistas às eleições de 2022. Presidido pelo ex-senador Efraim Morais, que ocupa secretaria no governo de João Azevêdo, o Encontro Estadual das Lideranças Democratas registrará, ainda, filiações de outros quatro prefeitos, bem como lideranças políticas de várias regiões. Kiko Monteiro, de Caaporã, Serginho Costa, de Baía da Traição, Pedro Caetano, de Bom Sucesso e a prefeita Eliselma, a Lili, de Marcação, prometem integrar-se à meta de fortalecimento da legenda para os embates futuros.
A ofensiva do Democratas assinala a retomada da sua influência no contexto político estadual. Nos últimos anos, o partido perdeu quadros, incluindo filiados históricos, e não ofereceu perspectiva de poder, nem no governo paraibano nem no Senado Federal, mantendo-se apenas Efraim Filho como expoente na Câmara dos Deputados. Agora, a estratégia consiste em aumentar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos na agremiação. A primeira-dama de Cabedelo, Daniella Ronconi, já é filiada ao DEM e preside o Democratas Mulher a nível estadual. O evento na cidade portuária tem um simbolismo especial devido à projeção que Cabedelo alcançou na mídia nacional em função de episódios negativos envolvendo ex-gestores e vereadores do município. Com Vítor Hugo, um novo marco administrativo está em andamento, acredita Efraim Filho.
Nonato Guedes