Assessores do governador paraibano João Azevêdo (PSB) destacam a intensa agenda de compromissos que ele cumpriu esta semana em Brasília, participando de pelo menos dez reuniões em mais de cinco órgãos federais entre terça-feira e quarta-feira, encaminhando reivindicações de interesse do Estado que estavam pendentes. Em meio à maratona de audiências na Capital Federal, o chefe do executivo agiu para deslocar a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) a fim de dividir com ele os inúmeros compromissos agendados em tão pouco tempo.
O governador participou de reuniões nos Ministérios da Economia, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e no Itamaraty. A pauta foi basicamente a mesma: apresentação de estudos e investimentos internacionais para a construção de um estaleiro de recuperação naval na praia de Lucena, projeto que foi encampado pelo governo do Estado desde 2010 e que adquiriu grandiosidade por ocasião de uma viagem da vice-governadora Lígia Feliciano à China em missão comercial, este ano, promovendo a atração de investidores daquele país para operar o estaleiro. Versões chegadas de Brasília dão conta de que a equipe econômica do governo federal teria ficado impressionada, nos bastidores, com o projeto apresentado pelo governador João Azevêdo na última quarta=feira, até porque não há estaleiros de reparos navais em funcionamento na América do Sul.
Além disso revelou o colunista Edinho Magalhães, do Correio da Paraíba, baseado em Brasília o fato do projeto ter atraído já o interesse de investidores americanos por meio de fundos de investimentos, os chamados privateequity para viabilizar parte da arrojada empreitada, cujos valores se aproximariam de US$ 1 bilhão, teria despertado a atenção do próprio ministro Paulo Guedes, da Economia, numa sinalização tida como positiva sobre a contrapartida nacional que viria por meio de recursos do Fundo da Marinha Mercante e do BNB.
Apurou-se que o ministro Paulo Guedes cogitava aproveitar o percurso de uma viagem feita em companhia do presidente Bolsonaro para conversar pessoalmente sobre o assunto. João Azevêdo reuniu-se, ainda, com investidores europeus na embaixada da Espanha, tratando de atrativos turísticos por meio da empresa Aena, que já ganhou os leilões de concessão dos aeroportos de Campina Grande e João Pessoa. O governador foi ciceroneado nos contatos em Brasília pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, deputados federais Wilson Santiago, Efraim Filho, Hugo Motta e Damião Feliciano.