O historiador e cronista Ramalho Leite foi eleito na manhã deste sábado (30) presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), para um mandato de três anos, tendo como vice-presidente o professor e historiador Jean Patrício.
Ramalho obteve 33 votos, dos 37 aptos para votar, dos quais quatro não compareceram. O jornalista e escritor José Nunes foi eleito para integrar o Conselho Fiscal.
Ao final da votação, após assembleia extraordinária que aprovou a antecipação, Ramalho tomou posse. Eleito numa votação que teve comparecimento recorde nas últimas duas décadas, ele foi candidato único depois da desistência do sócio Guilherme Dávila Lins.
O novo presidente do IHGP, que também integra os quadros de imortais da Academia Paraibana de Letras, disse que estava cercado de gente nova e também experiente que poderá melhorar a imagem do Instituto e fazer com que não seja apenas um depósito da história, mas seja a história viva que nós amamos e apreciamos.
A mais antiga casa da memória e da cultura da Paraíba, com 114 anos, em seus amplos salões estão guardados valiosos documentos referentes à Colônia, ao Império e a República, com mapas, jornais e revistas antigos fora de circulação, além de livros raros.
Por José Nunes