O ex-vereador por João Pessoa e ex-deputado estadual Raoni Mendes (Democratas) criticou a administração do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), que está concluindo o segundo mandato, e ressaltou que em mais de uma década no comando da municipalidade o alcaide não investiu à altura em Saúde Pública, embora recursos tenham sido alocados nesse período. Raoni atribuiu essa omissão ao que chamou de incapacidade administrativa do prefeito, acrescentando que não há avanços significativos em outros setores, inclusive, de infraestrutura básica.
Falando por ocasião do evento promovido pelo DEM, ontem, em Cabedelo, para filiar o prefeito Vítor Hugo, da cidade portuária, bem como gestores de outras cidades do litoral, Raoni Mendes destacou que se coloca à disposição do partido como opção para concorrer à prefeitura de João Pessoa no próximo ano. Ele enfatizou, ainda, que João Pessoa está necessitando de um choque de gestão para beneficiar a população e insinuou que a Capital precisa experimentar o modelo democrata de governar, numa alusão ao prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional do DEM, que prestigiou o ato político juntamente com o ex-senador Heráclito Fortes.
O deputado federal Efraim Filho, que teve papel decisivo na atração de prefeitos para os quadros do Democratas, admitiu que Raoni é uma das opções para a disputa a prefeito de João Pessoa, juntamente com ele próprio e com o deputado estadual Felipe Leitão, que migrou do Patriotas para o DEM. Tanto Efraim Filho como o ex-senador Efraim Morais comemoraram o que chamam de fase positiva que a legenda vem vivendo no país e no Estado, e fizeram prognósticos de que o Democratas caminha para se tornar uma das primeiras forças políticas a partir das próximas eleições. Foi assinalada a circunstância de Câmara e Senado serem presididos, atualmente, por filiados da sigla, como o deputado Rodrigo Maia (RJ) e o senador Davi Alcolumbre, do Amapá.
Efraim Filho mencionou que o empenho do presidente Rodrigo Maia foi decisivo para que a Câmara Federal aprovasse com rapidez, em dois turnos, o projeto de reforma da Previdência Social encaminhado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, observando que o mesmo ritmo se dá agora no Senado, com o engajamento do presidente Davi Alcolumbre na finalização da matéria. O parlamentar paraibano, além de lembrado para disputar a prefeitura de João Pessoa, foi referido, em discursos, como alternativa legítima para concorrer ao Senado Federal ou ao governo da Paraíba em 2022. Os expoentes do Democratas deixaram claro que a estratégia em pauta consiste no lançamento de candidaturas fortes ou competitivas a prefeitos em Capitais e cidades médias e pequenas, com vistas ao fortalecimento da sigla, que já foi fiel da balança nas disputas políticas da Paraíba e cumpriu papel relevante em disputas presidenciais e para o Congresso Nacional. O mutirão de filiações vai prosseguir, com investidas em diversos municípios paraibanos.
Nonato Guedes