A deputada Paula Francineti (doutora Paula), do Partido Progressista, reafirmou o que havia defendido em entrevista à TV Correio: a transformação da cidade de Cajazeiras em um grande pólo econômico do Sertão paraibano. Para tanto, informou que está empenhada em conseguir a reabertura do aeroporto da cidade, que, segundo avalia, vai reduzir distâncias e assegurar o desenvolvimento, não apenas do município, mas de toda a região. A parlamentar lembrou que em 2012 o governo federal liberou cerca de R$ 2,3 bilhões para melhorias nos aeroportos de pequeno porte, mas que a Secretaria de Aviação Civil não fez o investimento em Cajazeiras, por volume de passageiros e carga, além de questões socioeconômicas e do potencial da cidade para o turismo.
– São fatores que fazem parte, hoje, da realidade de Cajazeiras salientou a doutora Paula, observando que o PIB do município está em torno de R$ 679 milhões, além de crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ordem de 0,69, aumento no Ideb, passando de 3.1 para 4.8. A cidade também tem se desenvolvido com grande potencial econômico e educacional, tornando-se um pólo turístico. E por tudo isso vamos lutar para que o aeroporto de Cajazeiras seja reaberto e possa gerar ainda mais desenvolvimento na região. Também estamos engajadas na luta para tornar a cidade de Cajazeiras capital da Zona Franca do Semiárido Nordestino, conforme projeto que tramita na Câmara dos Deputados acentuou a deputada do PP.
Por sua vez, a deputada federal Edna Henriques (PSDB) fez um desabafo em intervenção na tribuna da Câmara sobre os atrasos nos repasses do programa Minha Casa, Minha Vida em todo o país, especialmente na Paraíba. A parlamentar cobrou dos Ministérios da Economia e Desenvolvimento Regional a liberação dos recursos para a reativação do referido programa. Desde junho ponderou Edna Henriques a Caixa Econômica Federal não vem conseguindo dar andamento às propostas. São cerca de quatro mil contratos paralisados, somente em nosso Estado, causando trauma e ansiedade em toda a cadeia econômica, desde o construtor até o cliente. Urge uma providência enérgica do governo federal, finalizou.
Em paralelo, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, de que participam, como titulares, os senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro (PP) realizará audiência pública na próxima terça-feira, a partir das 10h, a fim de discutir as suspeitas de que a Caixa Econômica Federal teria travado o volume de empréstimos para municípios do Nordeste, por motivos políticos. A senadora Daniella Ribeiro enfatizou que a situação é grave e que tem a expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro determine providências para correção dos problemas verificados.