O deputado federal Efraim Filho assegurou que o Democratas terá uma candidatura competitiva na disputa pela prefeitura de João Pessoa no próximo ano e que o nome a ser indicado terá um perfil ideológico de centro-direita. Ainda empolgado com as recentes filiações de prefeitos, inclusive o de Cabedelo, Vítor Hugo Castelliano, ao DEM, Efraim Filho disse ao Correio da Paraíba que há um vácuo na conjuntura política da Capital paraibana e que essa lacuna tem tudo para ser preenchida por um nome representativo do Democratas. Na última eleição, faltou alguém de centro-direita no páreo, avalia Efraim.
O parlamentar reitera que o DEM vive uma fase política auspiciosa, com influência e participação ativa nas grandes decisões de interesse público como as votações da reforma da Previdência e da reforma tributária no Congresso Nacional. Sintomática dessa fase, conforme ele, é a presença do DEM na presidência do Senado, através de Davi Alcolumbre, do Amapá, e na presidência da Câmara Federal, através do deputado Rodrigo Maia, do Rio de Janeiro. Efraim chega a enfatizar que a atuação do deputado Rodrigo Maia foi extremamente fundamental para acelerar a discussão, tramitação e votação do texto da nova Previdência no âmbito da Câmara e que, da mesma forma, o dirigente do Senado empenha-se em ser proativo na conduçãodo tema naquela Casa.
As reformas, na sua opinião, são essenciais para que o governo do presidente Jair Bolsonaro possa destravar a pauta do desenvolvimento, contemplando segmentos produtivos da sociedade. Com relação aos nomes colocados na mesa como opções para a disputa de 2020 em João Pessoa, Efraim mencionou o deputado estadual Felipe Leitão, o ex-vereador Raoni Mendes e ele próprio cada um com rédea livre para trabalhar a postulação. A definição será tomada no próximo ano, mas, de acordo com Efraim Filho, o Democratas larga na frente para as eleições de 2020. O Democratas está sendo firme nos seus propósitos e não tem sido mero balão de ensaio. Os gestores são importantes e tivemos oportunidade de demonstrar isso com a vinda do presidente nacional, ACM Neto, prefeito de Salvador, para prestigiar a filiação de pelo menos cinco prefeitos na Paraíba, acrescentou.
Ele prevê a filiação de mais três prefeitos dentro dos próximos 30 dias ao Democratas e comentou que, em termos administrativos, João Pessoa tem carências, principalmente de obras. O que se constata é a lentidão de muita coisa que é importante para a população e que caberia ao poder público agilizar”, expressa ele, completando: Há um sentimento de falta de energia da gestão, caracterizando-se o governo como baseado no feijão com arroz, sem grandes inovações ou avanços. Para João Pessoa, Efraim Filho destinou emenda no valor de R$ 300 mil para reforma da Biblioteca Pública que funciona no Espaço Cultural, além de R$ 250 mil para a construção de praça entre o Grotão e o conjunto Funcionários II. Apesar de ser oposição a Cartaxo, não me neguei a ser parceiro e trabalhar pelo povo. Mandei dinheiro para a prefeitura com a consciência de desarmar palanque e mostrando que passada a eleição ée hora de trabalhar, concluiu Efraim Filho.
Nonato Guedes