O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Jackson Macêdo, informou que a legenda fechou chapas únicas dos diretórios estadual e de João Pessoa para o Processo de Eleições Diretas que transcorre neste domingo em toda a Paraíba. Macêdo observou que esta é a primeira vez na história da Paraíba que o PT se unifica. E acrescentou: Os companheiros entenderam que nessa conjuntura muito difícil do governo de Jair Bolsonaro é extremamente importante que estejamos unificados, como forma de enfrentar à altura esse processo. Segundo ele, uma disputa entre os petistas seria muito ruim e comprometeria a união de forças para as eleições de 2020.
Jackson Macêdo encabeça a chapa única ao diretório estadual, enquanto Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, é o nome apresentado pelo partido para comandar o diretório municipal em João Pessoa. Em pelo menos 4.951 cidades do país os petistas irão às urnas neste domingo, o que representa cerca de 85,9% dos municípios do território nacional. Em termos gerais, mais de 2,3 milhões de filiados vão escolher entre nove chapas de delegados.
O dirigente ressaltou o que chama de orquestração movida nos últimos anos contra o Partido dos Trabalhadores, num processo idealizado, na sua opinião, para tentar destruir a agremiação. Como casos emblemáticos, ele citou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma das maiores injustiças praticadas neste país e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff quando cumpria o segundo mandato, por ele classificado como golpe parlamentar, que não se fundamentou em provas concretas.
Jackson Macêdo destacou, porém, que a capacidade de luta dos militantes do Partido dos Trabalhadores foi testada mais uma vez, a partir da votação expressiva alcançada pelo presidenciável Fernando Haddad no pleito de 2018. Ele se diz confiante na retomada dos espaços que tornaram o PT uma legenda alternativa ao cenário político conservador que impera no Brasil.