Na próxima terça-feira, em sessão solene, a Assembleia Legislativa da Paraíba concederá o título de Cidadã Paraibana à deputada Pollyanna Dutra, do PSB, propositura de iniciativa do deputado Walber Virgolino, que na ocasião também homenageará o deputado Dr. Érico. A sessão está marcada para o Plenário Deputado José Mariz, a partir das 14h. Pollyanna Dutra, que está no primeiro mandato de deputada estadual, é natural de Natal, Rio Grande do Norte, mas, ainda criança, mudou-se com a família para a cidade paraibana de Pombal, no Sertão, onde chegou a ser prefeita.
Casada com Francisco Dutra Sobrinho (Barão) e mãe de três filhos, Pollyanna Dutra é médica veterinária. Em 2008 foi eleita prefeita de Pombal, sendo reeleita em 2012. Exerceu, ainda, a secretaria executiva de Desenvolvimento e Articulação Municipal na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Neste primeiro mandato na ALPB, está atuando como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido, vice-presidente da Comissão de Direitos da Mulher, vice-presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, membro titular da Frente Parlamentar de Proteção do Conjunto de Falésias do Cabo Branco, membro titular da Frente Parlamentar Ambientalista e membro suplente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto.
Por outro lado, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, projeto de lei de autoria do presidente da Casa, Adriano Galdino, que institui a Campanha de Valorização da Vida, denominada de Setembro Amarelo. O projeto prevê a realização de palestras e seminários com vistas a ampliar a divulgação sobre o tema durante este mês, bem como conscientizar a população a respeito. Trata-se de uma problemática que aflige o mundo todo. A propositura vem contribuir para alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; colaborar para a redução de casos no Estado e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, justificou o deputado Adriano Galdino. Já o deputado Raniery Paulino (MDB) parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa pela elaboração da matéria e acrescentou que preservar a vida é a principal conquista que cada cidadão precisa se empenhar.
– Esse tem que ser o objetivo máximo das instituições, e a Assembleia Legislativa tem esse papel, declarou o deputado. Enquanto isso, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) defendeu menos burocracia na entrega de remédios a portadores de doenças raras na Paraíba. Do total de ações judiciais referentes à saúde no Brasil, cerca de 70% são relativas a medicamentos. O parlamentar colheu depoimentos sobre o ambiente de tensão em que vivem os portadores de doenças raras, pela indisponibilidade de medicamentos. Alguns pedidos de remédios, mesmo judicializados, não garantiram o atendimento aos pacientes.