O IBGE revelou, ontem, conclusões do seu último estudo sobre estimativa da população. Na Paraíba, o número de pessoas residentes cresceu quase 16% quando comparado com o primeiro ano de análise – 2011. Já são mais de 4.018 milhões de habitantes, um salto de 0,54% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em primeiro de julho de 2018, período de referência da pesquisa, eram 3,996 milhões. A estimativa populacional registrada este ano, porém, é menor do que a do mesmo período de 2017 quando pela primeira vez a Paraíba entrou no quarto milhão de habitantes. Segundo o chefe da unidade estadual do IBGE, Roberto Beato, a pesquisa deste ano mostra que o Estado voltou a concentrar pessoas, mas numa proporção menor que o país.
Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando queda do crescimento quando comparado ao período 2017/2018. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,25 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,72 milhões, Brasília, com 3,0 milhões, e Salvador com 2,9 milhões. Serra da Saudade, em Minas Gerais, é o município brasileiro com a menor população, 781 habitantes. Na Paraíba, a maior cidade, João Pessoa, registrou uma taxa de crescimento populacional acima da média nacional. Campina Grande, segunda maior cidade do Estado, atingiu crescimento de 0,6%, totalizando 409,7 mil habitantes.
Na avaliação feita à imprensa pelo diretor do IBGE, o resultado demonstra que ainda é muito forte a concentração de pessoas nos maiores municípios. “Por outro lado, se a taxa de crescimento do Estado não é tão alta, vimos em João Pessoa uma taxa de crescimento alta. Se juntarmos João Pessoa e Campina Grande, temos uma concentração de 30,33% da população da Paraíba em apenas duas cidades. Isso mostra que ainda existe um êxodo das cidades de interior e do campo para as grandes cidades. São pessoas que saem de suas casas para ir atrás de melhores oportunidades de trabalho nas grandes cidades, geralmente dotadas de infraestrutura melhor e de melhores condições de vida”, frisou. O fluxo migratório para os centros maiores é decorrência das deficiências ainda encontradas em localidades médias e pequenas do Estado, segundo o diagnóstico feito pelo IBGE. A cidade com menor índice populacional na Paraíba é a de Parari. No rol dos municípios com maiores crescimentos destacam-se São Miguel de Taipu, Bernardino Batista, Algodão de Jandaíra, Assunção, Poço Dantas, São José de Piranhas, Cabaceiras, São José de Caiana, Prata e Barra de São Miguel. Os dez municípios com maiores quedas são: Serra Grande, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, Pilõezinhos, Borborema, Joca Claudino, Gado Bravo, Cacimba de Areia, Caiçara e Manaíra.