O deputado federal Efraim Filho, do Democratas, coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional, considerou extremamente auspiciosa a reunião mantida no Ministério do Desenvolvimento Regional, juntamente com o governador do Estado, João Azevêdo (PSB) e demais parlamentares federais e estaduais, quando cobraram do ministro Gustavo Canuto providências e liberação de recursos para a finalização de diversas obras de segurança hídrica. De acordo com o deputado Efraim Filho, o ministro Canuto recebeu todas as demandas levadas pela bancada e esclareceu que não há nenhuma descontinuidade de obras, nem no Eixo Leste, nem no Eixo Norte.
Nas palavras do ministro, o importante é que são boas as notícias. No Eixo Norte retomamos o bombeamento da terceira estação elevatória. A água segue seu curso gravitacional até Jati, com previsão de chegada lá até o final do primeiro trimestre; depois, segue seu curso até Caiçara, podendo abastecer a Paraíba por Morros e também pelo reservatório Caiçara, frisou. O ministro acentuou, ainda, que este é o objetivo e que nenhum imprevisto deverá acontecer. Ele desmentiu categoricamente as notícias de que as obras estão paralisadas. No que se refere ao Eixo Leste, o ministro Canuto explicou ao deputado Efraim Filho que a maior preocupação, ao interromper o abastecimento, foi com a segurança da população ao longo do canal.
– Foi esse o motivo da interrupção, um problema que aconteceu no reservatório de Cacimba Nova, mas o diagnóstico ficará pronto no final do mês e, então, saberemos de forma bem clara qual foi o problema e o que deve ser feito para o seu equacionamento. No afã de tranquilizar a população, o ministro Canuto afirmou: Paraíba, fique tranquila! Campina Grande, fique tranquila! Se a intervenção levar muito tempo, buscaremos uma alternativa para garantir que a água siga o seu curso e que Monteiro não fique sem as águas do Velho Chico. O ministério não medirá esforços para que a água chegue o mais rápido possível e que não haja racionamento. De acordo com Efraim Filho, participaram, também, da audiência, os deputados federais Wilson Santiago (PTB), Damião Feliciano (PDT), o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), líder do governo João Azevêdo na Assembleia e secretários de Estado do Governo da Paraíba, como Efraim Morais e Deusdete Queiroga.
O deputado federal Julian Lemos, do PSL, principal defensor do presidente Jair Bolsonaro na Paraíba, colocou os interesses da Paraíba acima das divergências partidárias e acompanhou o deputado Frei Anastácio Ribeiro, do PT, na audiência com o ministro Gustavo Canuto em Brasília. Ainda na Capital Federal, o governador João Azevêdo reuniu-se com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, a quem apresentou o aplicativo Preço da Hora, que está sendo desenvolvido em Estados do Nordeste. O gestor paraibano foi convidado para ministrar palestra sobre a ferramenta em um seminário que será promovido pelo órgão, nos dias 28 e 29 de novembro, em Brasília.
Nonato Guedes