A deputada federal Luíza Erundina (PSOL-SP) tornou-se a primeira parlamentar a ser premiada em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco. Ao discursar em defesa da democracia e contra o obscurantismo do governo do presidente Jair Bolsonaro, no entanto, foi vaiada por bolsonaristas. Natural de Uiraúna, Paraíba, mas com carreira política em São Paulo, cuja capital governou, Luíza Erundina ficou entre os dez melhores deputados na votação popular e, do alto dos seus 84 anos, fez um discurso contundente contra a censura e o obscurantismo do governo Bolsonaro.
– Lamentavelmente vivemos tempos obscuros em nosso país, onde se convive com as mais odiosas formas de censura e afronta à livre manifestação do pensamento, das artes, da cultura, e que sem dúvida, atenta contra a democracia e o Estado de Direito. É intolerável, sobretudo, aos que resistiram ao longo período da ditadura militar, marcado por arbitrariedades e graves violações aos direitos e à dignidade humana, conviver e assistir à escalada autoritária promovida por esse governo obscurantista, disse, sob aplausos dos colegas de bancada e de outros parlamentares.
As vaias de deputados e assessores bolsonaristas, no entanto, se sobressaíram aos aplausos. O jornalista George Marques, correspondente da revista Fórum em Brasília, que estava presente no evento, comentou: Sintomático. A deputada Luíza Erundina foi vaiada no Prêmio Congresso em Foco ao manifestar-se contra a censura, pela liberdade de expressão e contra a ditadura militar enaltecida por Bolsonaro. Sintomas de um Brasil doente. O Prêmio Congresso em Foco 2019, do site Congresso em Foco, realizado na noite de ontem, em Brasília, deu o título de melhor deputado e melhor senador para integrantes da bancada da oposição. Paulo Paim (PT-RS), foi escolhido pelos jornalistas como melhor senador, enquanto Alessandro Molon (PSB-RJ) faturou o título de melhor deputado federal. Em outras categorias específicas, outros partidos, governistas e do Centrão, também foram contemplados pelo júri e pelo voto popular.
Ser escolhido nesta categoria, no momento em que atacam nossas liberdades e direitos, me dá mais forças para lutar pelo Brasil. Não vamos parar!, declarou Alessandro Molon, líder da oposição na Câmara Federal. Já Paulo Paim, que está em seu terceiro mandato como senador, também agradeceu a premiação conferida pelos profissionais de imprensa. Agradeço ao Congresso em Foco pelo prêmio. Fui escolhido pela imprensa o melhor senador da República. A minha luta é de todos, é do povo brasileiro, é do Brasil. Sigo em frente com a certeza de que é preciso, cada vez mais, esperançar. Com a democracia, tudo; sem a democracia, nada.