Unir os valores da sustentabilidade e da solidariedade em um gesto simples, mas repleto de significado. Esse é o resumo de uma ação que está sendo realizada em Cajazeiras, no Sertão paraibano, fruto de uma parceria entre o Sebrae Paraíba e uma gráfica do município. Juntas, as duas instituições estão reciclando a lona que foi utilizada em dois grandes eventos promovidos pelo Sebrae na região e transformando-a em sacolas reutilizáveis.
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, o material, que estava armazenado em um depósito da gráfica, foi produzido para a Feira do Empreendedor, realizada em Patos no ano de 2017, e para a primeira edição da Cajazeiras Expo Negócios, que ocorreu no ano passado.
Através dessa lona, a gráfica conseguiu produzir dois tamanhos de sacolas reutilizáveis, que estão sendo comercializadas por R$ 15 e R$ 20 na agência do Sebrae em Cajazeiras. Elas foram apresentadas ao público na semana passada, durante o lançamento da edição deste ano da Cajazeiras Expo Negócios.
A intenção, além de contribuir com o meio ambiente através da reciclagem, é realizar uma ação social, já que todo o valor arrecadado com a venda dos produtos será revertido para o Hospital Napoleão Laureano, uma das referências no tratamento de câncer na Paraíba.
“A ideia surgiu para que pudéssemos aproveitar esse material gráfico, que na maioria das vezes acaba indo para o lixo, transformando-o em algo de fácil utilização. Além disso, também pensamos em fazer dessa iniciativa uma ação social, doando todo o valor arrecadado para o hospital, que é de fundamental importância para o tratamento de pacientes com câncer de todo o estado e está passando por dificuldades financeiras”, explicou Talles.
Além da agência regional de Cajazeiras, as sacolas reutilizáveis também serão comercializadas durante a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos, que tem início nesta quarta-feira (25), no Espaço Cultural, em João Pessoa.