Fernando Patriota – Jornalista
Hoje, Otacílio Batista completaria 96 anos de vida. O grande poeta popular, escritor, pesquisador e um dos principais divulgadores da cantoria de viola, morreu no dia 5 de agosto de 2003, aos 79 anos, em sua casa, no Bairro Brisamar, João Pessoa. A Voz do Uirapuru, como era conhecido, foi silenciada no mesmo dia do aniversário da Capital paraibana, cidade que ele tanto amava e foi, merecidamente, agraciado com o Título de Cidadão Pessoense. Otacílio nasceu em Itapetim-PE, região do Pajeú das Flores, no dia 26 de setembro de 1923. Parece que os poetas nascem ou escolhem nascer na Primavera.
Autor de grandes sucesso, como ‘Mulher nova bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor’ e o ‘Papa e o Jegue’, este último gravado por Luiz Gonzaga, Otacílio era o mais movo da trindade Batista, ainda composta por seus irmãos Dimas Batista e Lourival Batista. Foi casado com a professora Rosina Freitas. Com ela, teve 11 filhos, dos quais nove estão vivos, inclusive eu, o mais novo da turma.
Este mês, foi inaugurada a Praça Otacílio Batista, no Brisamar. Será lá o 15º Tributo em homenagem ao homem que recebeu uma medalha de honra do Papa João Paulo II e cantou e encantou Roberto Carlos com suas estrofes divinas. Autor de 11 livros e uma dezena de discos, foi Otacílio que levou a genuína cantoria de viola nordestina para a Europa e alguns países da América do Sul e Central. O Tributo será realizado no dia 26 de outubro, às 19h, na Praça que leva o nome do poeta.
Quando Otacílio morreu, o poeta repentista Lourinaldo Vitorino no dia seguinte escreveu ‘Violas de Luto’. Duas estrofes da linda homenagem.
As violas de luto soluçando
Dão adeus ao Bocage do repente,
Um fenômeno de arte, um expoente,
Que de cinco a seis décadas improvisando
Sua voz de trovão saiu rasgando
Modulando a palavra em cada nota
Pra cultura um nocaute, uma derrota,
Um desastre, uma perda, um golpe horrendo,
Enlutado o repente está perdendo
Otacílio Batista Patriota
Para a arte esse gênio é o auxílio
Que Deus deu de presente a todos nós
Seu baião sonoroso e sua voz
Soam agora no túmulo de Hercílio,
Com certeza a figura de Otacílio
Nesse instante viaja em cada mente
Num cordel de estrelas reluzente
Com seu porte de oficial romano
Qual a John Wayne no Oeste americano
Firme, austero, implacável e surpreendente.