O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) acredita que há clima para uma reaproximação entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o governador João Azevêdo, pondo-se um fim nas divergências que envolvem o controle do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro. Sem entrar em detalhes, o parlamentar disse ter percebido, ultimamente, sinais favoráveis a uma distensão e, consequentemente, à retomada do diálogo entre os dois líderes políticos. A crença pessoal de Veneziano é de que a fase mais aguda da crise nas hostes socialistas paraibanas está sendo superada, o que propiciaria condições para o entendimento.
Veneziano deixou claro que sua expectativa, desde a deflagração do distanciamento entre Ricardo e Azevêdo, foi, sempre, a de superação das divergências. Para tanto, o senador chegou a se colocar à disposição para mediar a conciliação entre eles por avaliar que não há justificativa para o desentendimento e também levando em conta a expansão que o partido alcançou nas eleições do ano passado, com a vitória ao governo em primeiro turno, a eleição dele para o Congresso e a eleição do deputado federal Gervásio Maia, além da ampliação da bancada de deputados na Assembleia Legislativa do Estado.
O parlamentar acredita que a postura do governador João Azevêdo, evitando alimentar polêmica, estaria contribuindo para o distensionamento e o desaquecimento de ânimos entre os liderados do chefe do Executivo e do seu antecessor. Salienta, inclusive, que o governador demonstra espírito público por priorizar a pauta administrativa, tendo em vista que há inúmeros desafios a serem equacionados e não é conveniente a dispersão de energias nesse foco. Ele é otimista quanto aos futuros passos a serem dados, lembrando a necessidade de empenho das lideranças com vistas à obtenção de resultados positivos nas eleições municipais do próximo ano.
Por sua vez, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Barbosa, deixou claro que, se depender dele, a crise no Partido Socialista sairá de pauta, dando lugar a outras prioridades que considera mais urgentes. “A orientação do governador João Azevêdo tem sido no sentido de que continuemos trabalhando. Esse assunto de racha está fora de pauta. A gente segue nessa batida dee trabalhar forte para corresponder às expectativas da população paraibana. O governador está entregando obras importantes e implementando ações. E nós estamos, na Assembleia, produzindo, fazendo a nossa parte nesse processo que interessa ao Estado”, acrescentou Ricardo Barbosa.
Nonato Guedes