O PSDB conclui, hoje, em João Pessoa, o seminário de capacitação e formação de lideranças e pré-candidatos a prefeitos e vereadores, que ontem contou com palestras sobre marketing político e prioridade nas áreas de gestão e planejamento. A capacitação “Formar para Renovar” é uma ação preparatória para as eleições de 2020, promovida pela Fundação Teotônio Vilela em parceria com o diretório estadual do PSDB, presidido pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, que é presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela. Pedro destacou que o interesse dos tucanos é o de contribuir para a construção de uma nova realidade.
– A democracia necessita do reforço de pessoas engajadas, para que a gente consiga apresentar algo melhor, sair desse momento de crise e oferecer uma perspectiva menos desigual, a partir da construção de soluções proativas – enfatizou Pedro Cunha Lima, salientando que o processo de renovação é uma cobrança latente de segmentos da sociedade comprometidos com ideais de transformação. Ontem, no seminário, falou o Ph.D em Ciências Políticas Felipe Nunes, sobre novos modelos de campanha. Hoje, será a vez de Humberto Dantas, doutor em Ciências Políticas e de Vinícius Muller, doutor em História. Este falará sobre “Dilemas éticos e política: diante do que estamos efetivamente no universo político”. Pedro disse que ainda é cedo para falar em candidaturas a prefeito de Campina Grande. Questionado sobre se o ex-senador Cássio, seu pai, poderia disputar, disse que acha muito difícil, observando que o processo eleitoral na Rainha da Borborema será comandado pelo prefeito Romero Rodrigues, do PSD.
Parlamentares de diferentes partidos ressaltam que antes de discutir estratégias eleitorais, há interesse das direções na formação de lideranças a fim de construir candidaturas competitivas para 2020. No Partido Progressistas, que nos últimos dias se engajou na promoção de eventos, a iniciativa teve por base as mudanças na relação candidato-eleitor que teriam sido desencadeadas no processo eleitoral de 2018. Em declarações ao “Correio da Paraíba”, Vaulene Rodrigues, presidente da executiva municipal em João Pessoa, disse que ser dirigente e militante de partido político nos novos cenários que despontam é desafiador, sobretudo pelas reformas política e eleitoral, que estabelecem novas regras e dispositivos para os postulantes.
“Precisamos estar conectados com os anseios mais legítimos da população (….) Não podemos ficar discutindo intramuros, apenas entre filiados e militantes de carteirinha. Precisamos chamar a sociedade para o debate e estarmos preparados para os questionamentos”, expressou Vaulene Rodrigues. No Partido Trabalhista Brasileiro-PTB,o ciclo de palestras será realizado no próximo mês. O deputado estadual Wilson Filho informou que o partido vai dar início à preparação dos pré-candidatos que disputarão os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores na maioria dos municípios paraibanos. “Isto é muito importante para o fortalecimento da inserção do PTB na correlação de forças decisórias”, explicou Wilson Filho.
Nonato Guedes