Pressionado por pré-postulantes a dar seu aval para candidaturas à sua sucessão, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, deixou claro, ontem, que o candidato a ser ungido na esfera do seu grupo político será oriundo das hostes do PV- Partido Verde, que ele preside no Estado. Em paralelo, o ungido terá que possuir o figurino de representante do modelo de gestão que Luciano e equipe estão colocando em prática há quase oito anos na Capital da Paraíba e que, na avaliação do alcaide, constitui um legado importante para o crescimento de João Pessoa.
O alcaide informou que o processo de escolha do nome do PV para candidato à prefeitura está sendo construído por meio de um debate interno com a militância e com todos os que estão envolvidos na administração. “A população também será ouvida para a definição do candidato nas eleições do próximo ano”, acrescentou Luciano, sem detalhar o formato da ingerência popular na tomada de decisões. Luciano deixou a modéstia de lado, ontem, durante inauguração de um prédio da USF ao lado de possíveis candidatos à sua sucessão e deitou elogios ao projeto administrativo que está executando. De acordo com ele, “é um legado que transforma a vida das pessoas e que vem mudando a Capital mesmo em um cenário de crise, dificuldades e turbulência política”.
Entre os presentes à cerimônia de ontem estavam o vice-prefeito Manoel Júnior, do Solidariedade, que ainda tem a expectativa de vir a ser apoiado por Cartaxo na disputa à sua sucessão, e pelo secretário Diego Tavares. “João Pessoa está no caminho certo, tem avançado bastante. Nós temos quadros na nossa gestão, que estão conosco desde o início da administração e, portanto, conhecem como a palma da mão os desafios enfrentados e as soluções adotadas”, adiantou. O prefeito não passa recibo de preocupação com estratégias ou lançamento de candidaturas de outros partidos confiante em que sua ação administrativa terá reflexos colaterais positivos na imagem do candidato a prefeito que for ungido. Também não lhe interessa o desdobramento da briga que se desenrola no PSB entre os grupos do governador João Azevêdo e do ex-governador Ricardo Coutinho. Enfim, Luciano afirmou que a gestão está deixando uma rede de Upas e uma rede de creches – esta última responsável pela mudança da educação infantil na cidade. “Este legado também está fazendo o maior trabalho de praças públicas e parques, como, por exemplo, o Parque da Lagoa Solon de Lucena e o Parque da Bica”, finalizou o gestor.
Nonato Guedes