O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anuncia para segunda-feira o início das obras do “Largo de Tambaú”, equipamento que se propõe a mudar da cara da orla marítima da Capital da Paraíba, que ocupará uma área de quase nove mil metros quadrados e deve vir a ser mais um espaço de convivência para a população pessoense, que ganhará local com pista de caminhada, passeio, jardinagem, além de constituir-se em novo cartão-postal da cidade. As intervenções se estenderão do cruzamento da avenida Marcionila da Conceição com a avenida Epitácio Pessoa e o Busto de Tamandaré, integrando à orla um dos maiores logradouros da cidade.
O projeto foi idealizado e será executado com recursos próprios, “criando um amplo espaço harmônico para a população que já frequenta a área e atraindo mais pessoas”, segundo revelam técnicos da municipalidade, adiantando que as obras complementarão investimentos já deflagrados no Centro Histórico, através da Praça da Independência. No total, estarão sendo investidos R$ 2,7 milhões de recursos próprios da prefeitura no “Largo de Tambaú” e a estimativa de conclusão da obra é de pelo menos cinco meses. Na apresentação do projeto, feita esta semana pelo prefeito, foi indiscutível o interesse despertado junto a representantes de vários segmentos da sociedade.
O “Largo de Tambaú”, de acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, segue o mesmo modelo de requalificação de espaços públicos adotados por grandes cidades como Salvador, capital da Bahia, que investiu em mudanças destinadas a colocar o pedestre como protagonista dos espaços públicos urbanos. “Esse equipamento – pontuou Cartaxo – integra o maior programa de praças e parques já realizado na Capital paraibana, como parte da filosofia de proporcionar mais qualidade de vida e dar oportunidade aos habitantes e turistas de contarem com instrumentos de lazer e de convivência por todas as regiões da cidade”.
Como parte do empreendimento, a atual administração municipal já entregou o Parque da Lagoa Solon de Lucena, o Novo Parque da Bica (Arruda Câmara) e mais cinquenta e três praças e ginásios, bem como quadras poliesportivas. Luciano Cartaxo salientou que tais intervenções complementam uma política macro de investimentos em espaços de sociabilidade para as pessoas na Capital da Paraíba, inserindo-a no contexto das localidades requisitadas pelos atrativos que oferece e pelas condições sustentáveis. “É um espaço inteiramente novo, que somente confirma o nosso compromisso de levar à frente uma gestão onde a qualidade de vida esteja colocada e reconhecida em primeiro lugar”, finaliza o prefeito Luciano Cartaxo. Todo o projeto, de 8.621 metros, foi desenvolvido pela secretaria de Mobilidade Urbana e terá execução da secretaria de Infraestrutura, Seinfra, envolvendo outros organismos no compartilhamento das mudanças a serem implementadas.