O secretário Executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity, ex-deputado federal, foi preso na manhã de hoje em João Pessoa em uma nova etapa da Operação Calvário. A quinta fase da ação coordenada pelo Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, investiga contratos do governo do Estado firmados com o Instituto de Psicologia Clínica e Educacional (Ipsep), considerado uma espécie de braço da Cruz Vermelha Brasileira, organização social que foi descredenciada da gestão pactuada do Hospital de Trauma e Emergência Senador Humberto Lucena, de João Pessoa, por ato do governador João Azevêdo, nos primeiros dias após se investir no Executivo.
A prisão de Ivan Burity ocorreu no bojo de mandados expedidos pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça do Estado e as prisões preventivas alcançam, ainda, Jardel Aderico da Silva e Eduardo Simões Coutinho, havendo mais 25 mandados de busca e apreensão, com ações desenvolvidas nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Mataraca e em mais quatro Estados. Nesta etapa, a operação contou com o apoio operacional dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Alagoas e Paraná, por intermédio dos respectivos Gaecos, e do Rio de Janeiro.
Conforme foi divulgado à imprensa esta manhã, os alvos dos mandados de busca e apreensão da nova etapa são Aléssio Trindade de Barros, José Arthur Viana Teixeira, Ivan Burity de Almeida, Pousada Potiguara/Camaratuba Ltda, Conesul Comercial e Tecnologia Educacional EIRELI, Márcio Nogueira Vignoli, Hilário Ananias Queiroz Nogueira, Editora Grafset Ltda, Vladimir dos Santos Neiva, J.R. Araújo Desenvolvimento Humano EIRELI/Editora Inteligência Relacional, este com localização em Ribeirão Preto-SP e Maceió-AL, Jardel da Silva Aderico, Antônio Carlos de Souza Rangel, Henaldo Vieira da Silva, Giovana Araújo Vieira, Mário Sérgio Santa Fé da Cruz, Eduardo Simões Coutinho, José Aledson de Moura, Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional e Brink Mobil Equipamentos Educacionais Ltda, este último com localização em Colombo/PR, Curitiba, Campina Grande do Sul(PR) e São Paulo. Estão sendo cumpridos simultaneamente 13 mandados na Paraíba.