Nonato Guedes, com “Notícias da TV”
Na tentativa de superar a crise financeira que enfrenta, o Sistema Brasileiro de Televisão, de Sílvio Santos, demitiu vários jornalistas na manhã desta quinta-feira, gerando um clima de apreensão nos círculos profissionais. A jornalista paraibana Rachel Sheherazade, que apresenta o telejornal SBT Brasil à noite, e o jornalista Roberto Cabrini, foram chamados para negociar salários com a cúpula financeira da emissora. Sheherazade teve contrato renovado até o próximo ano, embora tenha sido “proibida” de fazer comentários políticos no noticioso, diante das críticas que vinha formulando ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
Apurou-se que em São Paulo a repórter Kallyna Sabino, que apresentava eventualmente o extinto SBT Notícias e o Jornal da Semana, foi dispensada junto com um produtor de pauta e dois editores de textos. No interior do Rio de Janeiro, em uma das afiliadas do SBT, quase a equipe inteira de jornalistas foi cortada. Em Nova Friburgo (RJ) só sobrou o apresentador do jornal local, Salutiel Filot. A operação de Jornalismo deve seguir com profissionais contratados por períodos na condição de freelancers. Kallyna Sabino estava no SBT desde 2010, onde começou como estagiária. Apesar de ser repórter do Jornalismo, Kallyna participou de matérias no entretenimento da emissora como no Programa de Eliana. Além do SBT Notícias, a repórter também apresentava o Jornal da Semana, exibido aos domingos.
O jornal “Primeiro Impacto”, apresentado por Dudu Camargo e Marcão do Povo, sofrerá a redução de duas horas na grade da programação. Essa informação, entretanto, foi desmentida pela assessoria de imprensa do Sistema Brasileiro de Televisão. O clima no departamento de Jornalismo é de expectativa de que mais demissões devem acontecer nas próximas horas ou ao longo da semana. Em vídeo publicado em seu Instagram, a ex-repórter do SBT Kallyna disse que está tranquila com a situação, apesar de não estar feliz. “É aquilo: uma porta precisa se fechar para outra se abrir”, comentou a jornalista demitida.