Está prevista para as 15h30 de hoje, no teatro do Sesi, em João Pessoa, uma solenidade para assinalar os setenta anos de fundação da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Fiep, entidade de influência indiscutível, que tem tido papel de destaque na prestação de relevantes serviços à economia e ao desenvolvimento paraibano. Na oportunidade, será entregue o título de “Cidadão Pessoense” ao industrial Francisco de Assis Benevides (Buega) Gadelha, presidente da instituição e uma da mais respeitadas lideranças da classe empresarial do país.
A sessão será presidida pelo vereador João Corujinha, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa e contará com a presença de autoridades e de convidados especiais. Um dos mais longevos dirigentes da Federação das Indústrias da Paraíba foi o industrial Agostinho Veloso da Silveira, já falecido, mas a entidade ganhou dinamismo e conceito na sociedade a partir de ações empreendidas por “Buega” Gadelha, que instituiu encontros de finais de ano com jornalistas dos diversos órgãos de comunicação para prestar contas do trabalho desenvolvido a cada exercício e, ao mesmo tempo, tecer considerações sobre a conjuntura econômica nacional.
O Sistema Fiep, como é denominado, começou a atuar em 1943, possuindo unidades em todo o Estado e oferecendo serviços “de excelência” em diversas esferas, além de outros benefícios para as comunidades interioranas. Vinculada à Confederação Nacional da Indústria, a Fiep se expandiu pela articulação com o Sesi, Senai e IEL. “Buega” Gadelha ressalta que a instituição tem logrado superar dificuldades conjunturais e até mesmo transtornos, como recente investigação pela Polícia Federal das atividades do “Sistema S” em vários Estados, inclusive, a Paraíba, o que levou o dirigente a ter que prestar esclarecimentos a autoridades em Brasília e ficar afastado do comando por algum tempo, tendo reassumido a Fiep com o apoio dos conselheiros e das entidades parceiras e, ao mesmo tempo, introduzido modificações estatutárias que possibilitaram a descentralização de atuação da instituição.
“Buega” destaca a colaboração oferecida pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba ao debate sobre alternativas para a retomada do crescimento econômico, tendo apresentado subsídios a candidatos a governador e promovido a realização de Fóruns de debate com lideranças políticas e com representantes do poder para um diálogo sobre as reivindicações de grande interesse para a Paraíba. No plano nacional, a Fiep incorporou-se à agenda da Confederação Nacional da Indústria de intervenções em benefício dos setores produtivos do país e, também, de promoção de debates com candidatos a presidente da República para expor as demandas mais prementes do segmento.