Nonato Guedes
O PSDB Mulher da Paraíba, com o decidido apoio da deputada estadual Camila Toscano, promove encontro hoje, a partir das 14h, no Hardman Hotel, em João Pessoa, para discutir o papel da legenda nas eleições municipais de 2020 e ao mesmo tempo as dificuldades encontradas para a homologação e eleição de candidaturas femininas. Haverá palestras, tendo como uma das estrelas a presidente nacional do PSDB Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. Ela vai falar sobre a necessidade da participação feminina na política e, ao mesmo tempo, das dificuldades de disputar e exercer cargo eletivo.
O encontro do PSDB Mulher da Paraíba ocorre em meio à repercussão nacional de problemas ocorridos no PSL (ainda o partido do presidente Jair Bolsonaro), com denúncias que estão sendo apuradas pelo Ministério Público sobre registro de “candidaturas laranjas” de mulheres a mandatos parlamentares em diversos Estados, com o mero interesse de tirar proveito dos recursos oriundos do chamado Fundo Partidário. A mídia tem dado amplo espaço às acusações nesse sentido, o que tem reforçado a vigilância das demais agremiações no sentido de evitar que tais problemas ocorram nas suas hostes. O deputado federal Ruy Carneiro alega tratar-se de uma questão desgastante e, por isso mesmo, preocupante, porque afeta a própria democracia interna nos partidos.
Presidente do PSDB em João Pessoa,Ruy Carneiro disse, por outro lado, que a agremiação também está preocupada em aprofundar o debate sobre a proliferação de “fake News” em disputas eleitorais, condenando, de sua parte, a divulgação de inverdades, “de notícias falsas mesmo”, como tática para denegrir adversários políticos. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, presidente do PSD estadual, sugeriu que a proliferação de “fake News” precisa ser combatida para que se garanta o transcurso normal do processo eleitoral. Acredita que, se for o caso, deverá ser instituída até mesmo uma força-tarefa para coibir a desinformação, “que pode causar estragos irreparáveis ao processo eleitoral e aos próprios postulantes”.
Ruy Carneiro promete, da parte dos tucanos, o que denominou de “ofensiva permanente” para esclarecer tudo o que for necessário e para informar os fatos à opinião pública com transparência absoluta. A ofensiva passa, conforme o dirigente, por uma campanha de conscientização junto aos filiados do PSDB e aos pré-candidatos que irão se habilitar às eleições municipais, “no sentido de tomar cuidado com a disseminação da desinformação”. O tema está em pauta, também, no âmbito do Partido Progressistas. Para Vaulene Rodrigues, presidente do PP em João Pessoa, a questão da desinformação com foco nas eleições de 2020 é bastante complexa e necessitará do envolvimento de todos os atores do pleito, principalmente dos filiados e pretensos candidatos, mas, também, da Justiça Eleitoral e dos próprios eleitores.