O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (29), no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, da solenidade de formatura de 478 estudantes da rede pública estadual dos cursos MedioTec do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na ocasião, o gestor também lançou seis editais, com quase 13 mil vagas, em 39 cursos do programa Paraibatec para estudantes, professores e técnicos, com investimento de mais de R$ 2 milhões.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou o esforço do governo para fortalecer a formação técnica e garantir o acesso dos jovens da rede estadual de ensino ao mercado de trabalho. “Esse é um investimento necessário diante do momento de paralisação da nossa economia e é preciso reconhecer que a educação é o eixo principal de desenvolvimento de qualquer país e região, por isso, continuamos investindo em educação, ciência e tecnologia, pois a geração de emprego e de profissionais qualificados passa por esse segmento”, frisou.
João Azevêdo ainda ressaltou o compromisso da gestão estadual de investir no ensino público e estimular o empreendedorismo na juventude. “É uma alegria muito grande participar de um evento que envolve educação, que tem sido priorizada no governo. A escola pública é fundamental e precisa, a cada dia, se renovar e se qualificar, para poder se transformar na chance para os jovens disputar o mercado de trabalho e essa é uma determinação da nossa gestão para fazer com que o ensino público atinja sua excelência”, acrescentou.
O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, afirmou que os cursos técnicos oferecidos pelo governo refletem diretamente no desenvolvimento do Estado. “A formação técnica é vista como prioritária para o Estado e contempla um projeto maior, que agrega o Primeira Chance e o Ouse Criar, que visam capacitar a nossa mão de obra, o que tem colocado a Paraíba numa posição de destaque na geração de emprego, pois temos pessoas qualificadas para exercer as funções oferecidas, e eu quero parabenizar todos os formandos em várias modalidades de cursos que hoje realizam um sonho e estão prontos para ingressar no mercado de trabalho, após muito esforço”, enfatizou.
O coordenador-geral do Pronatec, Hebberty Vieira, enalteceu a iniciativa da gestão de oferecer, em 2019, cerca de 13 mil vagas de cursos técnicos com recursos próprios do Estado. “A Paraíba é referência no Brasil no ensino profissionalizante; esse é o caminho e os jovens esperam por isso. Nós temos alunos que desenvolvem habilidades e competências no Ensino Médio, tendo um direcionamento mais forte para o ingresso no mercado de trabalho, levando em consideração o setor produtivo de cada região”, declarou.