O Tribunal Superior Eleitoral divulgou ontem a logomarca que vai compor as peças publicitárias da Justiça Eleitoral atinentes às eleições municipais de 2020 para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Com a filosofia de transmitir ao eleitor a força de sua escolha nas urnas, a mensagem principal da marca é #SeuVotoTemPoder, com isto reforçando a importância da participação popular no processo eleitoral vindouro. A “logo”, que foi lançada a poucos meses de um ano do próximo pleito, é composta por diversas caixas de diálogos sobrepostas que remetem à pluralidade de ideias e ao conceito de que todos podem chegar a uma convergência por meio da conversa e da troca de informações.
A assessora-chefe de Comunicação (Ascom), do Tribunal Superior Eleitoral, Ana Cristina Rosa, que participou ativamente do processo de desenvolvimento da marca, explicou que as caixas de diálogo, cada uma de uma cor, também mencionam referência à diversidade da sociedade brasileira, que, durante as eleições, expressa sua vontade por meio do voto. “Todo o conceito visual da logo é focado na importância do diálogo para a democracia e na pluralidade da sociedade brasileira. Para marcar essa multiplicidade de ideias e de pessoas, inovamos nas cores tradicionalmente usadas, com uma proposta mais moderna e arrojada, para chamar a atenção do eleitor”, esclareceu Ana Cristina.
A estimativa é de que as campanhas de esclarecimento aos eleitores, produzidas pela Ascom do Tribunal Superior Eleitoral, com a nova logomarca, comecem a ser veiculadas já a partir deste mês de outubro. No dia quatro de outubro do próximo ano, quase 147 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas para escolher os novos prefeitos e vice-prefeitos de suas cidades, bem como os vereadores que atuarão nas casas legislativas municipais. O segundo turno do pleito está conformado para o dia 25 do mesmo mês.