O deputado estadual Felipe Leitão, presidente do diretório municipal do Democratas em João Pessoa, poderá deixar o partido e ingressar no Avante com a oferta de disputar a prefeitura municipal de Cabedelo, na região metropolitana da Capital. Convite nesse sentido já foi oficializado pelo deputado estadual Genival Matias, presidente do Avante na Paraíba. De sua parte, Felipe Leitão declarou-se lisonjeado com a proposta, mas asseverou que apoia a pré-candidatura do radialista e empresário Sales Dantas a prefeito da cidade portuária, atualmente governada por Vítor Hugo Castelliano, que disputará a reeleição e que recentemente se filiou ao DEM, com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, e de lideranças estaduais como o deputado Efraim Filho.
Leitão garante que está havendo um clamor, com reclamações contra a gestão do prefeito Vítor Hugo, o que o faz analisar todas as possibilidades no que concerne à disputa eleitoral do próximo ano em Cabedelo. “Não se pode dizer ‘desta água não beberei’ e é por isso que pretendo esgotar o exame de alternativas para chegar à melhor solução possível. Ainda é muito cedo, de repente, para tratar sobre a viabilidade de uma postulação”, acentuou. O presidente do Avante, Genival Matias, opinou que o nome de Felipe Leitão é ideal para a disputa em Cabedelo.
O parlamentar-dirigente informou que está envidando esforços a fim de que o Avante possa lançar candidaturas a prefeito em aproximadamente oitenta municípios paraibanos, de várias regiões. Justificou que Felipe Leitão reúne credenciais para entrar no páreo em Cabedelo por ter sido o deputado estadual mais votado na cidade no último pleito. Leitão, que é filho do ex-deputado Mikika Leitão, filiou-se ao Democratas em fevereiro deste ano e assumiu, de imediato, a direção da legenda em João Pessoa, ocupando a vaga que estava sendo preenchida pelo ex-deputado e ex-vereador Raoni Mendes. Antes de ingressar na legenda comandada pelo ex-senador Efraim Morais, Leitão estava filiado ao Patriotas, partido pelo qual se elegeu deputado com 27.111 votos.
Por sua vez, o deputado estadual Eduardo Carneiro admitiu ontem que existe dificuldade para uma possível candidatura a prefeito de João Pessoa pelo PRTB. Explicou que a agremiação não conseguiu atingir a chamada cláusula de barreira, o que provoca a redução do tempo de TV e o repasse de recursos oriundos do Fundo Partidário. Em virtude desse quadro, o parlamentar examina convites de alguns partidos, a exemplo do MDB, para uma provável filiação. Eduardo Carneiro destaca ainda que tem recebido apelo de muitos pessoenses para sair candidato nas eleições de 2020. “Estamos vivendo um momento de renovação na política e as pessoas conhecem meu trabalho em todos os bairros de João Pessoa, por meio da Ouvidoria Popular, iniciada quando vereador, e que damos continuidade, agora, na Assembleia Legislativa”, finalizou.