Nonato Guedes
O governador João Azevêdo (PSB) decidiu agendar audiências e reuniões com grupos de deputados da sua base de sustentação política para tratar de demandas de interesse das regiões que eles representam, bem como para discutir assuntos políticos ligados às próximas eleições municipais de 2020. A informação foi dada pelo deputado Ricardo Barbosa, líder do governo na Assembleia Legislativa, que qualificou os contatos como importantes para encaminhamento de soluções e, também, para uma troca de informações sobre questões da conjuntura política-partidária paraibana.
O líder Ricardo Barbosa avalia que o ano de 2019 tem sido proveitoso para a administração do governador João Azevêdo, o que pode ser refletido na aprovação de matérias relevantes enviadas à Casa de Epitácio Pessoa. Ele atribui o resultado ao entrosamento que, segundo disse, o chefe do Executivo procurou aprofundar com os parlamentares, demonstrando sensibilidade para com os pleitos recebidos e procurando agilizar providências, dentro das limitações da realidade econômica e financeira do Estado. Barbosa salientou, ainda, como positiva, a filosofia adotada pelo governador João Azevêdo de concluir obras e serviços que tiveram início nas gestões anteriores, do ex-governador Ricardo Coutinho.
Para Barbosa, essa postura do governador João Azevêdo exprime o “grau de compromisso” que ele tem com a população paraibana, bem como retrata o estilo republicano que ele imprime à sua gestão, priorizando o que considera essencial sem se preocupar com polêmicas “menores” a respeito de paternidade de obras e serviços. “O governador demonstra nitidamente a consciência de que está imbuído com vistas a corresponder às expectativas criadas junto aos habitantes de diferentes regiões e isto gera uma resposta favorável por parte das pessoas beneficiadas com as intervenções feitas pelo Estado”, acentuou o líder situacionista, observando, ainda, o traço característico do governador de não discriminar municípios em virtude de divergências políticas.
Ricardo admitiu que há um interesse muito grande de deputados da base governista em sondar Azevêdo acerca de pretensões de filiação partidária, uma vez confirmada a sua perspectiva de desfiliação da legenda do PSB em virtude de divergências, que se tornaram públicas, com o antecessor. De acordo com Ricardo, o governador detém convites oriundos de várias agremiações e de lideranças políticas respeitáveis, mas ainda está fazendo consultas e analisando os cenários que possibilitem a ocupação de espaços de forma tranquila nos embates futuros. “Essas audiências e reuniões que estão sendo agendadas poderão ter um papel decisivo na estratégia que o governador colocará em prática para os desafios vindouros”, afirmou o líder Ricardo Barbosa.
Ele também ressalta como positiva a atitude de colaboração que tem sido oferecida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, no diálogo com o Executivo em torno de questões de interesse comum do Estado. Frisou que a política do diálogo se estende a outros poderes, como o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas da Paraíba, bem como junto a representantes de entidades da sociedade que buscam interlocução com o Executivo para o equacionamento de demandas.