Por Nonato Guedes
De Campina Grande a Brasília, os comentários em rodas políticas giravam, ontem, sobre a reaparição triunfal em público do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que foi abraçado, beijado e aplaudido por populares durante a inauguração do Complexo Habitacional Aluízio Campos, em Campina Grande, na presença do presidente Jair Bolsonaro. Cunha Lima chegou atrasado à solenidade mas roubou a cena ao ser convidado pelo próprio presidente Bolsonaro para subir no palanque. Recebeu afagos da parte do próprio Bolsonaro, que o chamou de “patrimônio nacional”. Cássio estava afastado de eventos públicos desde a derrota no pleito de 2018, quando não conseguiu se reeleger e atribuiu o resultado à “tsunami” política que teria varrido o país no ano passado.
O ex-senador, desde então, passou a atuar como advogado junto a empresas de grande porte, dividindo-se entre o eixo São Paulo-Brasília, sem, no entanto, permanecer atento à conjuntura política paraibana e aos desdobramentos da Operação Calvário, bem como ao rompimento anunciado entre o ex-governador Ricardo Coutinho e o governador João Azevêdo, do PSB. Cássio também descartou a hipótese de voltar a disputar a prefeitura de Campina Grande no próximo ano e abriu espaço para uma projeção maior do filho, o deputado federal Pedro Cunha Lima, nas questões políticas-partidárias afetas à Paraíba. “Deus lhe dê vida longa”, frisou o presidente da República, dirigindo-se a Cássio.
Aliados do ex-senador interpretaram como auspicioso o retorno de Cássio à cena política paraibana, justificando que até então estavam se sentindo órfãos da sua liderança mas que já começam a fazer planos para uma participação ativa do ex-senador, ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado federal na maratona eleitoral do próximo ano, quando estará em jogo a disputa por prefeituras municipais em todo o país. A visita de Bolsonaro, de resto, contagiou outras lideranças políticas, como o prefeito Romero Rodrigues (PSD), que fez questão de agradecer, de público, a presença do chefe da Nação. “O senhor continua sendo o presidente mais acessível deste País. O senhor nunca criou nenhum tipo de barreira, por isso está aqui hoje. Obrigado por ter atendido a Campina Grande em suas demandas”, expressou Romero Rodrigues.
O prefeito não conseguiu esconder a emoção na inauguração do Complexo Habitacional Aluízio Campos. Além de ter conseguido contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro, em sua primeira visita oficial ao Estado, ele revelou que a entrega das casas e apartamentos à população representa a realização de um sonho que teve início em 2013. Apesar de todas as dificuldades, se disse recompensado por ter tido a oportunidade de entregar à população o maior e mais completo conjunto habitacional do país, com toda a infraestrutura necessária.