O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), visitou em São Paulo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi posto em liberdade por decisão do Supremo Tribunal Federal. E aproveitou para ironizar a vinda do presidente Jair Bolsonaro à Paraíba para inaugurar o complexo habitacional Aluízio Campos, em Campina Grande, um dos maiores conjuntos do país e anunciar o reabastecimento via transposição de águas do São Francisco. “A libertação de Lula gerou o primeiro milagre: a vinda de Bolsonaro ao Estado para mandar religar as bombas da transposição das águas do rio São Francisco”, comentou Ricardo, observando que as águas do projeto não chegam à Paraíba desde março do corrente ano.
– Dizem lá na Paraíba que o primeiro milagre foi justamente este. Quem não queria ligar as bombas teve que ir lá ontem, correndo. Soltaram Lula, então vamos correndo ligar as bombas porque senão ele vai vir aqui para, no braço, fazer com que a água volte a correr – ressaltou o ex-governador paraibano, que é presidente da Fundação João Mangabeira, órgão de estudos do PSB nacional.
O anúncio da volta do fornecimento de água à região de Campina Grande foi feito na Paraíba pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que acompanhou Bolsonaro e comitiva.
O governo atendeu a uma recomendação dos Ministérios Públicos Federal e da Paraíba. Especialistas afirmam, no entanto, que a vazão ainda é pequena, apenas para impedir a degradação maior do canal. O ex-governador paraibano é partidário declarado de Lula e trabalha com a perspectiva de aliança entre o PSB e o PT nas eleições municipais do próximo ano, principalmente na disputa pela prefeitura municipal de João Pessoa.