Embora o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, presidente estadual do PV, evite mencionar nomes de prováveis pré-candidatos à sucessão municipal do próximo ano, dentro do seu esquema, há praticamente uma “fila” de prováveis postulantes, pelo menos no campo da especulação nos meios políticos locais e na imprensa. Os mais cotados têm sido os dos secretários Diego Tavares, do Desenvolvimento Social, cujo pai, o médico Reginaldo Tavares, foi vice-prefeito na gestão Cícero Lucena (PSDB), Adalberto Fulgêncio, titular da Pasta da Saúde, que foi presidente do diretório regional do PT por sete anos na Paraíba e Zennedy Bezerra, titular da secretaria de Desenvolvimento Urbano.
A informação mais recente é de que há outros nomes credenciados para alternativas no grupo de Cartaxo, a exemplo da secretária de Habitação, Socorro Gadelha, da de Planejamento, Daniella Bandeira e da titular da Pasta de Obras, Sachenka da Hora. O vice-prefeito municipal, Manoel Júnior, que deixou o MDB e ingressou no Solidariedade, não esconde o desejo de ser candidato a prefeito, de preferência com o apoio de Luciano Cartaxo. O problema é que o atual alcaide já deixou claro que o candidato que terá seu apoio será originário das hostes do PV, comandado por ele e pelo irmão gêmeo Lucélio Cartaxo, que foi candidato a governador em 2018 e ficou em terceira posição.
Luciano sinalizou que poderá deflagrar o processo de discussão até o próximo mês, com vistas a avaliar quem está mais identificado com a sua administração e, ao mesmo tempo, tenha densidade eleitoral para competir com outros postulantes, um dos quais poderá ser o ex-governador Ricardo Coutinho, nome preferido pelo seu grupo dentro do PSB. O vereador Milanez Neto, do PTB, líder da atual administração na Câmara Municipal, também tem pretensões de obter o apoio oficial para disputar a municipalidade. O secretário Zennedy Bezerra, sem entrar em apreciação específica sobre os nomes, disse ao “Correio da Paraíba” que o prefeito Luciano Cartaxo tem todas as condições ideais para eleger o seu sucessor.
– Nós temos o prefeito e o seu governo bem avaliados. A avaliação positiva chega a 70%. Ao mesmo tempo, a administração continua priorizando a execução de obras e de projetos de grande alcance popular, que estão modificando radicalmente a paisagem urbana de João Pessoa. Tudo isso, com certeza, deverá alavancar o candidato à sucessão que o prefeito Luciano Cartaxo vier a sacramentar – salientou Zennedy Bezerra. Ele também destacou como positivo o foco da equipe na gestão, com o andamento da execução de ações e metas prioritárias. “A administração continua nos eixos e o equilíbrio fiscal nos permite uma gestão com resultados positivos e sem turbulências com relação aos servidores e às comunidades”, finalizou.