Linaldo Guedes
linaldo.guedes@gmail.com
Depois da música brega, agora é a vez das composições de Raul Seixas receberem homenagens de grandes autores da literatura contemporânea no Brasil. A coletânea “Conte outra vez”, que é digital e gratuita, pode ser lida na Amazon, Apple Books e outras plataformas digitais. A obra é um tributo ao cantor 30 anos após sua morte, completados neste mês de agosto. Da Paraíba, integram a coletânea Braulio Tavares, Tiago Germano, Roberto Menezes, Joedson, Ivandro Menezes, João Matias e Bruno Ribeiro.
O livro traz autores de estilos e trajetórias próprias, mas que compartilham o fascínio pela figura e pelas obras do Raul. Algumas inspirações são mais sutis, outras mais diretas, com o próprio cantor surgindo em várias narrativas. Houve a preocupação de dar diversidade à coletânea, reunindo escritores de Minas Gerais, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e outras partes do país. Todos os contos são baseados nas músicas de Raul Seixas.
Afinal, organizada pelo escritor T. K. Pereira, “Conte outra vez” busca marcar os 30 anos da morte de Raul Seixas e celebrar seu legado musical. Inicialmente, o livro teria apenas 30 contos, mas recebeu 6 faixas-bônus. “Percebi que as canções escolhidas permeavam quase todos os álbuns 17 álbuns de estúdio, deixando de fora o primeiro e os últimos. Então convidei mais autores e pedi que eles escolhessem uma canção de cada álbum faltante. Para tornar o tributo ainda mais completo, o escritor Bráulio Tavares liberou a publicação de uma canção de sua autoria, uma apropriada elegia ao rei do rock brasileiro.”, explica T. K. Pereira.
E continua T. K. Pereira : “Os anos criaram misticismos e lendas ao redor do Raul, mas o que ficou dele para mim foi o artista que nunca deixou de acreditar em si mesmo, em sua obra e no que tinha a dizer, por mais obstáculos que surgissem em seu caminho”.
Nascido em Salvador (em 1945), Raul Seixas morreu em 21 de agosto de 1989 e é considerado um pioneiro do rock brasileiro. A sua obra musical é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira. Entre os grandes sucessos estão “Maluco Beleza”, “Sociedade Alternativa”, “Gita” e ‘Ouro de tolo”. T. K. Pereira, o organizador da obra, é natural da Bahia, mas está radicado em Minas Gerais.
Lista de Autores e Canções Escolhidas
Adriane Garcia – MG – Se o rádio não toca
Alessandra Barcelar – SP – Para Nóia
Alessandro Garcia – RS – Meu Amigo Pedro
Ana Elisa Ribeiro – MG – Metamorfose Ambulante
Ana Luiza Rizzo – RS – O Trem das 7
Betzaida Mata – MG – Ave Maria da Rua
Bráulio Tavares – PB – Chegada de Raul Seixas ao Castelo de Avalon
Bruna Brönstrup – RS- Check-up
Bruno Ribeiro – MG/PB – Maluco Beleza
Cinthia Kriemler – RJ – Ouro de Tolo
Cris Vazquez – RS – Al Capone
Cristiano Rato – MG – Na rodoviária
Eduardo Sabino – MG – Canto pra minha morte
Elizabeth Gouvea – MG – Você roubou meu videocassete
Gisela Rodriguez – RS – O Dia em que a Terra parou
Irka Barrios – RS – Gita
Ivandro Menezes – PB – Mosca na Sopa
João Matias – PB – A Maçã
Joedson – PB – Sociedade Alternativa
Julia Dantas – RS – Meu Amigo Pedro
Katia Gerlach – RJ – Gospel
Matheus Borges – RS – Paranóia II
Maurem Kayna – RS – Medo da Chuva
Nathalie Lourenço – SP – Aluga-se
Renata Wolff – RS – Segredo da Luz
Roberto Menezes – PB – Caminhos
Samuel Medina – MG – Trem 103
Sérgio Tavares – RJ – Metrô Linha 743
Simone Teodoro – MG – S.O.S
T. K. Pereira – BA/MG – Tente Outra Vez
T. S. Marcon – SC – Mamãe eu não queria
Tadeu Sarmento – PE/MG – Dr. Paxeco
Taiane MariaBonita – RS – Judas
Tiago Germano – PB – Sessão das 10
Tiago Motta – MG – Como Vovó já Dizia
Wander Shirukaya – PE/SP – Rock das Aranha
Linaldo Guedes é poeta, jornalista e editor. Com 11 livros publicados e textos em mais de trinta obras nos mais diversos gêneros, é membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) e editor na Arribaçã Editora. Reside em Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba, e nasceu em 1968.