Nonato Guedes, com “Fórum”
Enquanto o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o Twitter para xingar internautas, o seu irmão, Arthur Weintraub, direciona ataques contra opositores políticos. Na noite da segunda-feira, 18, ele publicou um vídeo ironizando o sotaque da governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, ao pronunciar a palavra golpe. “Vamos todos aprender como é a pronúncia correta. É gópi. Repita 13 mil vezes. Aprendeu? Mais uma vez. Num intindi”, publicou o irmão do ministro da Educação com um vídeo mostrando Fátima Bezerra na época em que era senadora.
Fátima é natural da Paraíba, mais precisamente da região do curimataú, e está integrando a delegação de governadores nordestinos em viagem pela Europa para atrair investimentos para os Estados da região. Da comitiva faz parte o governador da Paraíba, João Azevêdo, do PSB. As redes bolsonaristas aderiram ao ataque de Weintraub e passaram a se referir à governadora através da expressão preconceituosa “ gópi”. Outros usuários saíram em defesa de Bezerra. “Continuo com meu sotaque, falando certo ou errado em alguns momentos. Mas agradeço por não ter nascido como você, com falta de caráter”, disse Élyda Barros.
O ex-BBB Ilmar Renato ainda aproveitou para criticar Abraham Weintraub. “Aproveita e ensina ao seu irmão, também. Sotaque não é erro; já o seu irmão escreve errado em documentos oficiais. Seu pulha!!!”, publicou. Fátima Bezerra está em Paris no encontro dos governadores do Consórcio Nordeste com autoridades e empresários da França e com a Unesco. No vídeo postado nas redes, a governadora informou que estava seguindo junto com a comitiva para Roma, onde haveria reunião à noite com um grupo de empresários italianos, a exemplo do que foi feito na França. “Tudo isso mostrando as potencialidades do nosso querido Rio Grande do Norte, para atrair investimentos. Investimentos para gerar emprego e renda para o nosso povo”, acrescentou.