Nonato Guedes
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), destacou os resultados promissores que, segundo ele, estão sendo obtidos por gestores de Estados do Nordeste em missão pela Europa a fim de apresentar as potencialidades da região e atrair o interesse de investidores. Salientou que, no caso específico da Paraíba, tem mencionado o potencial na área de ciência e tecnologia, logrando sensibilizar, por exemplo, empresários alemães focados nesse segmento. O roteiro inclui França, Itália e Alemanha e envolve, além de investidores, a presença de representantes de governos locais. A comitiva é composta por sete governadores, um vice-governador e um funcionário, representando membros dos nove Estados nordestinos.
Na definição dos próprios participantes, a comitiva funciona como um “bloco comercial” paralelo e é resultado do Consórcio Nordeste, criado em março. A apresentação conjunta da região a fundos de financiamento é inédita e, de acordo com os governadores, foi o caminho encontrado por conta da falta de recursos federais no país. “Imagina sentar nove vezes com nove metas e nove governadores diferentes? Quando se apresenta conjuntamente, consegue-se estabelecer e falar de uma vez só”, declarou a UOL Notícias, por telefone, de Roma, o presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa (PT), governador da Bahia. Ele afirma que os governadores não se reuniram para confrontar o governo federal – alvo e objeto de críticas por parte do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a falar em “governadores de paraíba”.
– Não colocaria essa polarização. Não estamos aqui por uma perseguição no Brasil, não é esse o ponto. Seja de ponto de vista público e privado, é nítida a restrição de opções de financiamento no nosso país – afiançou Rui Costa. O governador baiano explicou que dada a condição financeira do Brasil, os gestores querem buscar recursos e há capacidade de investimento, mesmo que privado, no exterior. “Dada a escassez da capacidade de investimento no Brasil, é preciso que os Estados atuem de forma proativa para buscar estimular. Aqui temos várias oportunidades de negócios, seja mediante parceria pública-privada, infraestrutura, transporte, mobilidade urbana, saneamento, portos, aeroportos. Viemos despertar interesse, que não é automático, não virá na semana seguinte”, expressou. Algumas licitações, conforme ele, estão sendo feitas em conjunto. “O consórcio comprou agora medicamentos, vamos ter para equipamentos na área da Saúde, instalação de empreendimentos, como também queremos fornecedores para reduzir custos”. O governador João Azevêdo deverá retornar à Paraíba no final de semana.