Em sua ducentésima quinquagésima sexta edição a romaria de Nossa Senhora da Penha, um dos maiores eventos religiosos do calendário em João Pessoa, começa na noite de hoje e só termina amanhã, nas primeiras horas, tendo como tema “Senhora da Penha, roga por teus filhos e filhas para que sejamos missionários da alegria e da paz”. A romaria começa depois da Bênção de Envio, feita pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, com a participação do reitor do Santuário da Penha, monsenhor Nereudo Freire Henriques, às 21h45h em frente à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida João Machado, no centro da Capital.
O encerramento será no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha. Uma missa campal vai ser celebrada pelo arcebispo Dom Delson no campo de futebol que fica ao lado do santuário. A missa começa assim que o carro-andor chegar ao santuário, o que deve acontecer às 3h30 da madrugada do domingo, 24 de novembro. Os pedidos feitos em orações e promessas são diversos e envolvem um emprego, uma casa, a cura para um problema de saúde, um filho, a libertação das drogas, do álcool ou simplesmente a paz no mundo. Cerca de 500 mil pessoas são esperadas, entre idosos, jovens, adultos, que fazem uma caminhada de 14km.
Para garantir a segurança, organização e conforto, o governo do Estado ea prefeitura de João Pessoa se uniram no planejamento e execução de serviços, inclusive, de saúde. No trânsito, um efetivo de mais de 100 agentes estará atuando na orientação dos condutores. O comércio contará com 100 ambulantes para trabalhar no evento. A Guarda Civil Municipal vai destacar 150 agentes. O esquema contará, ainda, com 10 viaturas, 10 motocicletas, um ônibus e um drone. Já com relação aos cuidados com a saúde, o Samu estará com nove unidades de suporte básico, duas motolâncias e mais uma unidade de apoio. 1.500 homens e mulheres das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos irão atuar durante todo o percurso da romaria da Penha.