O presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macedo, declarou estar animado com a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar das eleições do próximo ano, observando que ele será indiscutivelmente o principal cabo eleitoral do PT em Capitais e redutos urbanos estratégicos do país. Macedo afirmou ao “Correio da Paraíba” que o partido está se mobilizando para lançar candidaturas próprias a prefeito em várias cidades, aliando-se com outras legendas que têm afinidades com os petistas. Para Macedo, além do prestígio pessoal, pela atuação nos dois governos que empalmou, o ex-presidente Lula agrega influência “por ter sido preso injustamente, como vítima de uma manobra política que é rechaçada por segmentos conscientes da sociedade brasileira”.
No que diz respeito ao cenário político-eleitoral em João Pessoa, referente à sucessão do prefeito Luciano Cartaxo, do PV, Jackson Macedo reiterou o ponto de vista de que se o ex-governador Ricardo Coutinho decidir ser candidato pelo PSB, o PT dará preferência ao nome dele, pelo fato de ser quem melhor representa a unidade do chamado “Campo Democrático Popular” na Capital paraibana. Se, entretanto, Ricardo não se lançar ao páreo, o PT lançará candidato próprio, sendo cotados como alternativas os ex-deputados Luiz Couto (secretário na gestão de João Azevêdo), Anísio Maia, que é suplente de deputado estadual e o empresário Nelson Lira.
O “Campo Democrático Popular”, segundo Jackson Macedo, congrega, além do Partido dos Trabalhadores, o PSB, o PDT, o PC do B, Rede, PSOL, UP e demais agremiações que fazem oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro. O presidente estadual petista acredita que essas forças terão papel preponderante nas eleições em várias Capitais brasileiras, beneficiando-se, colateralmente, da desagregação no agrupamento do presidente Jair Bolsonaro, que nos últimos dias se desfiliou do PSL, pelo qual concorreu ao Palácio do Planalto em 2018 e tenta, apressadamente, formar um novo partido de feição conservadora.
A receptividade ao ex-presidente Lula em eventos de que ele tem participado é ressaltada por Jackson Macedo como demonstração do potencial de liderança que o ex-mandatário ainda detém junto a camadas expressivas da sociedade brasileira. Considera que, no Nordeste, essa influência é dobrada, diante dos grandes feitos das gestões petistas e do marco histórico da deflagração das obras do projeto de transposição de águas do rio São Francisco, interligando vários Estados.