Nonato Guedes
O governador da Paraíba, João Azevêdo, reassume hoje o cargo, recebendo-o das mãos do presidente do Tribunal de Justiça, Márcio Murilo da Cunha Ramos, que se investiu na titularidade com a licença da vice-governadora Lígia Feliciano para participar de compromissos políticos do PDT, partido a que é filiada, no Rio de Janeiro. Azevêdo volta ao Palácio da Redenção depois de uma semana de périplo por países como França, Itália e Alemanha, juntamente com governadores do Nordeste que integram o Consórcio Regional destinado a atrair, conjuntamente, investimentos que gerem emprego e renda. Interlocutores dizem que Azevêdo ficou empolgado com o saldo do périplo empreendido pela Europa, aludindo às perspectivas criadas para o desenvolvimento de polos nordestinos.
A missão internacional do Consórcio Nordeste significou uma iniciativa inovadora no Brasil e apresentou à Europa as oportunidades de investimento na região para, pelo menos, 96 empresas dos três países. Nos encontros realizados em Paris, Roma e Berlim, entre segunda (18) e sexta-feira (22), a união dos nove Estados chamou a atenção dos empresários e autoridades governamentais. Nos encontros, os gestores nordestinos explicaram igualmente o funcionamento do Consórcio e aludiram ao potencial do Nordeste, observando que representa um mercado de cinquenta e sete milhões de consumidores.
Berlim foi a última cidade da agenda cumprida pelos governadores nordestinos. Os representantes dos nove Estados estiveram, na sexta-feira, nas sedes dos Ministérios da Economia, Educação e Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, enfatizando que a filosofia do Consórcio Nordeste é a de fortalecer as relações de cooperação, ampliar o fluxo de negócios com investidores europeus e gerar emprego e renda. Fez parte da agenda, também, uma reunião com diversos empresários alemães, realizada na Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria. O Nordeste foi apresentado como uma região que tem um Produto Interno Bruto de R$ 898,1 bilhões, equivalente a 14% do PIB brasileiro. A comitiva prepara uma viagem à Espanha e Bruxelas no início de 2020 para fazer contato com o banco europeu de investimentos e visitar o parlamento. Depois, China e Rússia, “para continuar dando visibilidade ao Nordeste”, conforme expressou o presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, governador da Bahia, filiado ao PT. Hoje, Azevêdo faz uma espécie de balanço da viagem à Europa em seu programa na rádio Tabajara a partir das 13h.