Nonato Guedes
Apresentadora do JPB Segunda Edição, da TV Cabo Branco, que vai ao ar de segunda-feira a sábado no começo da noite, no intervalo de novelas da grade de programação da Rede Globo, a jornalista Larissa Pereira, natural de João Pessoa, foi a revelação do Ano de 2019 na Comunicação na Paraíba e além-fronteiras. Depois de uma temporada na Rede Globo Nordeste, em Pernambuco, como repórter e âncora eventual, Larissa foi efetivada como apresentadora na afiliada paraibana da Globo e projetou-se em todo o país ao apresentar o “Jornal Nacional”, dentro do sistema de rodízio comemorativo aos 50 anos do principal noticioso do país. Larissa dividiu bancada, no Rio, com Matheus Ribeiro, da TV Anhanguera, de Goiás.
Larissa Pereira, que é formada em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba e que foi admitida precocemente como estagiária na TV Cabo Branco, veio de Recife para substituir Edilane Araújo, que por cerca de três décadas foi o principal rosto do “JPB Segunda Edição” e que decidiu se aposentar da “telinha”, ascendendo a uma direção de conteúdo jornalístico na emissora do Sistema Paraíba de Comunicação. A transição foi a melhor possível entre Edilane e Larissa, que mantêm uma relação de amizade e admiração. Em pouco tempo no estúdio, Larissa conquistou o público telespectador com seu estilo interativo e cativante, além de se esmerar no profissionalismo na leitura das matérias, sobretudo as de grande impacto.
Na bancada do “Jornal Nacional”, Larissa e Matheus foram apresentados, na véspera, como tem sido praxe entre todos os participantes do rodízio, por William Bonner, que acumula a função de âncora com a de chefe de jornalismo da TV Globo, e Renata Vasconcellos, que tem sido sua parceira no noticioso de maior repercussão no Brasil. No dia da apresentação do JN, Larissa dominou a cena, exibindo segurança e empatia e, ao final da edição, fez paródia com o sotaque de nordestina e se confessou “honrada e agradecida” por estar vivendo um dos momentos mais marcantes de sua trajetória profissional, como ela mesma declarou. A performance de Larissa foi bastante elogiada pelos diretores e companheiros do Sistema Paraíba de Comunicação e ela procurou interagir com fãs em rede social, postando fotos de ocasiões emocionantes, como a comemoração do seu aniversário, que coincidiu com a entrada no “JN”. O próprio William Bonner improvisou uma festinha par celebrar o aniversário de Larissa e não poupou elogios à competência e empatia da apresentadora.
Ao retornar a João Pessoa, Larissa foi homenageada com a Medalha Cidade de João Pessoa, que lhe havia sido outorgada pela Câmara Municipal antes de sua participação no “Jornal Nacional”. Ela compareceu à Casa de Napoleão Laureano acompanhada de familiares e colegas de trabalho, tendo ouvido palavras de incentivo da parte de Edilane Araújo. Em declarações que fez à reportagem de “Os Guedes”, Larissa Pereira confessou estar extremamente gratificada com os acontecimentos marcantes deste ano e revelou que seu desafio é o de se aprimorar cada vez mais para fazer face às missões que ainda lhe estão reservadas.