Nonato Guedes
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), rebateu, em entrevista por ocasião de autorização de obra no bairro São José, críticas do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) de que a atual administração pessoense não estaria tendo o ritmo desejado pela população em termos de obras e realizações. “Ele vive mais em Brasília do que na Capital paraibana, por isso não tem dimensão do trabalho que está sendo realizado”, reagiu Cartaxo, com certa irritação, aludindo ao fato de que o ex-governador preside a Fundação João Mangabeira, instituto de estudos políticos do PSB nacional, com sede em BSB.
Na reunião plenária do PSB que presidiu pela primeira vez na última sexta-feira, Coutinho havia dito que fez muito mais por João Pessoa do que Luciano Cartaxo e com um orçamento menor. Na réplica, Luciano afirmou de bate-pronto: “Tem gente armando palanque, nós estamos fazendo obra e entregando resultados. Isto é o que há de mais importante. Na hora oportuna, o PV vai se mobilizar e tomar as melhores decisões referentes à indicação de candidatos para a sucessão na Capital”. Luciano ironizou o impasse reinante dentro do Partido Socialista, com as divergências entre os grupos de Ricardo e do atual governador João Azevêdo. “Eles estão passando por muitas dificuldades, muita tensão, muita turbulência, o que não é o meu caso. Já disse que sou da paz e do trabalho e que essa briga não me pertence”.
O alcaide assegurou que sua administração (ele está no segundo mandato consecutivo e não poderá concorrer em 2020, mas será um forte cabo eleitoral) vai continuar fazendo mais pela cidade de João Pessoa. “É isto o que realmente interessa: transformar a vida das pessoas, da cidade. Porque tem gente que está morando mais em Brasília do que em João Pessoa e ainda não tem um parâmetro da dimensão do que nós estamos fazendo na nossa cidade, em termos de benefício para toda a coletividade”, salientou o prefeito Luciano Cartaxo. Ele voltou a dizer que não tem o menor interesse em precipitar definições acerca da disputa eleitoral do próximo ano.
Luciano Cartaxo expressou que no momento que considerar oportuno irá promover reuniões democráticas no âmbito do Partido Verde e junto a outros partidos que tenham a pretensão de se compor com o PV no páreo pela sua sucessão. “Com muita cautela, com bastante pragmatismo, com certeza vamos tomar as melhores decisões para que João Pessoa continue avançando. São visíveis os resultados positivos que foram conseguidos até agora, a despeito das dificuldades, em termos de melhorias e investimentos em prol dos habitantes desta cidade. É fundamental que haja a continuidade de obras de infraestrutura e investimentos em setores como saúde e educação. A nossa administração oferecerá alternativas viáveis e promissoras para a disputa eleitoral”, finalizou Luciano Cartaxo.