Nonato Guedes
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), não se negou a comentar declarações do ex-governador Ricardo Coutinho, presidente da comissão estadual provisória do partido, de que foi traído por filiados que ainda permanecem na agremiação, embora afinados com o governador João Azevêdo. “Felizmente essa pecha (de traidor) não cabe em mim”, ressaltou Galdino em conversa com jornalistas quando indagado sobre o assunto, salientando que tem procurado manter uma trajetória política coerente e com dignidade, sem qualquer interesse oportunista.
O dirigente do Poder Legislativo estadual exemplificou que, ao contrário das insinuações publicizadas pela mídia, procurou, durante a sua primeira gestão, quando Ricardo estava no Executivo, contribuir de forma preponderante para a governabilidade do Estado, partindo do princípio de que se isto fosse assegurado a grande beneficiada seria a população paraibana. Lembrou que Ricardo estava vindo de um período de desentendimentos com o então presidente Ricardo Marcelo e que essa pauta desagregadora predominou no noticiário. Quando foi investido, a preocupação de Adriano – nas suas palavras – foi a de abrir diálogo com o Palácio da Redenção sobre matérias de interesse público.
Indagado pelos jornalistas sobre a hipótese de vir a ser candidato a senador em 2022, ou, então, compor chapa majoritária ocupando cargo de destaque, o presidente da Assembleia Legislativa alertou que nunca foi homem de grandes ambições e, pessoalmente, avalia que está de bom tamanho o mandato de deputado estadual, não tendo qualquer problema em tentar renová-lo nas futuras eleições. Adriano Galdino enalteceu a filosofia que a Assembleia continua colocando em prática no sentido de interiorizar a sua atuação e mencionou como exemplo a realização de Sessão itinerante na cidade de Guarabira, ao ensejo dos 132 anos de emancipação política da chamada “Capital do Brejo”. A Sessão itinerante já contemplou outras cidades, como as de Cajazeiras e Patos, e na definição de Galdino constitui-se excelente oportunidade para discussão de demandas das regiões por parte dos próprios representantes.
Os deputados estaduais Raniery Paulino (MDB) e Camila Toscano (PSDB) dirigiram mensagens de saudação ao povo de Guarabira pelo transcurso da data aniversária da emancipação e reafirmaram compromissos de lutar pelos pleitos com vistas ao desenvolvimento do município, acima de divergências partidárias. O nome do deputado Raniery Paulino foi mencionado, ainda ontem, pelo senador José Maranhão, presidente estadual do MDB, como bastante auspicioso para disputar as eleições à prefeitura no próximo ano. O parlamentar, até o momento, não confirmou versões sobre candidatura, alegando que deve haver uma ampliação do leque de debates e uma avaliação criteriosa sobre a viabilidade eleitoral de uma chapa virtualmente encabeçada por ele.