Campeã de votos nas eleições do ano passado para a Assembleia Legislativa da Paraíba – obteve 56.048 sufrágios- a deputada Cida Ramos, do PSB, avalia o primeiro ano de atuação parlamentar como um somatório de aprendizado e de conquistas. Ela disse à repórter Adriana Rodrigues que tem superado barreiras com vistas a garantir uma atuação proativa em defesa das minorias, da mulher e de portadores de necessidades especiais. Uma das primeiras iniciativas na Casa foi conseguir uma ampla reforma para garantir acessibilidade e sua efetiva participação nas sessões e nos debates.
Cida foi secretária de Desenvolvimento Humano do Estado e teve atuação destacada como professora universitária. Ressalta que utiliza os canais disponíveis, de interlocução com a sociedade, para emprestar produtividade ao desempenho, viabilizando aspirações setoriais ou coletivas. Partiu dela, por exemplo, a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Feminicídio, cuja presidência lhe foi confiada. Apesar de sua deficiência física, a deputada ressalta que isso não a impede de estar se movimentando o tempo todo, participando das reuniões de comissões, de plenárias populares, com o objetivo de mobilizar e estimular a participação das mulheres e de portadores de deficiências, para os quais já conseguiu a aprovação de dez leis de sua autoria.
– O nosso maior desafio é fazer o nosso mandato parlamentar com produção para contribuir com o Executivo e visando implementação de políticas públicas, principalmente voltadas para as minorias, os trabalhadores e os que mais precisam, e realização de um trabalho muito próximo às pessoas. Cida destacou que o debate, a exposição de ideias e o compromisso e firmeza no encaminhamento concreto de propostas para a qualidade de vida da população paraibana vêm norteando a sua missão. Por extensão, a deputada é presidente das Frentes Parlamentares em Defesa da Previdência Social e da Assistência Social. É vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, importante instrumento de inclusão e integração na Paraíba. O mandato, conforme Cida Ramos, é plenamente articulado com mobilizações de ruas, praças e nas universidades, com discussão dos temas mais candentes da problemática nacional e paraibana.