Uma matéria assinada pela jornalista Adriana Rodrigues no jornal “Correio da Paraíba” destaca o desempenho de deputados estaduais de primeiro mandato, que buscam fazer a diferença para se credenciar a outros passos na vida pública. Este é o caso, por exemplo, de Walber Virgolino, oriundo dos quadros da Polícia Civil, que diz estar gratificado com o desempenho neste quase primeiro ano de atuação. Compara que no Executivo havia ordem e hierarquia, de certa forma mitigando sua atuação. “Na qualidade de delegado, eu só fazia o que a classe política queria. Hoje, sou o político, tenho independência, tenho autonomia, tenho acima de tudo prerrogativa – que me garantem o direito de expressão, a liberdade de emitir votos”.
Virgolino assume que está gostando muito de atuar como parlamentar, sobretudo, quando aponta e fiscaliza desmandos do Poder Executivo, prerrogativa que não tinha antes porque corria o risco de sofrer perseguição. Ao mesmo tempo, considera valiosa a ajuda que pode proporcionar, na Assembleia Legislativa, com a proposição de políticas públicas para melhorar a vida da sociedade paraibana. Além de delegado, ele atuou como secretário da Administração Penitenciária na Paraíba e como secretário de Segurança Pública no Rio Grande do Norte. Ele conta que criou algumas táticas para dinamizar ainda mais sua atuação parlamentar e ao mesmo tempo cumprir objetivos como representante do povo. A principal estratégia é a de não criar atritos desnecessários dentro da Casa, agir com maturidade, coerência e responsabilidade. “Eu acho que venho conseguindo implementar essa metodologia de trabalho”, frisa.
Walber tem a expectativa de continuar mantendo, pelos próximos três anos, uma média razoável de produção legislativa em benefício da população. Com mais de 1.200 proposituras, ele ressaltou que é praticamente o deputado mais atuante de toda a história da Casa, numa analogia com este primeiro ano. “Quem diz isto é a estatística da Assembleia Legislativa – que a minha produção ultrapassa a de todos os deputados em todos os tempos, inclusive Ricardo Coutinho, que se diz o mais trabalhador de todas as legislaturas”. Virgolino disse ainda que tem procurado se aprofundar no conhecimento do regimento interno da Assembleia Legislativa, nos mínimos detalhes, a fim de corresponder às expectativas no desempenho do seu mandato, de acordo com as normas legais.
O parlamentar ressalta que o Legislativo, até pouco tempo, estava desvalorizado por uma série de fatores, mas considera que ele já está se posicionando em pé de igualdade com o Judiciário, com o Executivo e também com o Ministério Público, que não é propriamente um poder constituído, mas que se considera um poder. Filiado ao Patriota, Walber informou que procura estar sintonizado com as reivindicações mais urgentes da população. “Particularmente, eu espero continuar trabalhando nos moldes da filosofia que vimos adotando, fazendo com que a população crie mais confiança no nosso trabalho e a gente consiga interceder de forma mais rápida, eficaz e efetiva, em seu benefício”, concluiu o deputado.