A deputada estadual Cida Ramos, do PSB, recebeu ontem o Prêmio Pagu, no IV Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, no Rio de Janeiro e disse que se tratou de um reconhecimento ao seu compromisso para a concretização de políticas públicas fundamentais à vida da população paraibana. Cida revelou que se sentiu muito feliz e honrada por receber tal homenagem, “que significa certificar o meu empenho para a construção e efetivação da boa política”. E mais: “É gratificante perceber que toda a minha trajetória de luta pela democracia, cidadania, igualdade e inclusão é saudada por tantas mulheres aguerridas em todo o Brasil”.
A deputada está no exercício do primeiro mandato na Assembleia Legislativa, tendo sido campeã de votos na eleição de 2018. Foi candidata a prefeita de João Pessoa em 2016 mas não logrou ir para o segundo turno e perdeu a parada para Luciano Cartaxo (PV), que concorria à reeleição. Na Assembleia Legislativa, tem se notabilizado pela participação em Frentes Parlamentares e pelas intervenções em prol de diversas questões, inclusive, encampando a bandeira dos deficientes e portadores de necessidades especiais. Oriunda da militância docente na Universidade Federal da Paraíba, Cida Ramos foi secretária de Desenvolvimento Humano do governo da Paraíba, na gestão de Ricardo Coutinho, e sempre esteve engajada em movimentos que têm como foco as causas populares.
Ainda sob o impacto da emoção pela premiação recebida, a deputada enfatizou: “Enquanto parlamentar comprometida com as causas femininas, reafirmo a defesa intransigente pelos direitos das mulheres”. A categoria “Políticas Públicas”, na qual foi premiada, destacou governos e parlamentares socialistas que implementaram políticas públicas ou que apresentaram projetos de leis visando a promover a igualdade entre mulheres e homens. Dora Pires, secretária nacional de mulheres do PSB, frisou que “o reconhecimento público para quem defende os direitos das mulheres é parte fundamental do apoio à continuidade de toda a luta pela vida das brasileiras”. O IV Encontro Internacional de Mulheres Socialistas acontece até hoje e é organizado pela secretaria nacional de mulheres do Partido Socialista Brasileiro, contando com a participação de lideranças, militantes e representantes de diversos partidos socialistas da América Latina para debater os desafios da manutenção da democracia na região, identificar os principais obstáculos enfrentados pelas mulheres para as eleições municipais de 2020 no Brasil, analisar a fomentação de espaços de debate sobre experiências de luta, organização partidária e políticas governamentais das mulheres socialistas latino-americanas.