Em sua 6ª edição, o “Natal na Usina”, que será realizado de 6 a 29 de dezembro na Usina Energisa, traz uma grande novidade neste ano: a Tenda da Música – um espaço ao ar livre, exclusivo e completamente repaginado. Para se apresentar na Tenda, foram selecionados grandes nomes da cena musical paraibana. A artista Cátia de França fará a abertura do evento, a partir das 20h. Já no sábado, 7, a animação ficará por conta de Seu Pereira e Coletivo 401.
Na noite da estreia, a cantora e compositora Cátia de França, natural de João Pessoa, vai fazer um show em comemoração aos 40 anos do lançamento do seu primeiro LP, o “20 palavras ao Redor do Sol”. Junto com outros cantores nordestinos, Cátia ganhou projeção no cenário musical na década de 1970. Ela se destaca desse grupo como a única mulher que compõe, toca e interpreta suas próprias canções. Aos 72 anos, a cantora segue se apresentando pelo Brasil resistindo aos apelos comerciais e priorizando a arte.
O disco “20 palavras ao Redor do Sol” foi baseado em poemas do escritor João Cabral de Melo Neto e contou com a participação dos artistas Sivuca, Dominguinhos, Lulu Santos, Sérgio Boré, Chico Batera e Bezerra da Silva. Foi neste trabalho que surgiram as canções “O Bonde”, “Itabaiana”, “Kukukaya (Jogo da Asa da Bruxa)” e a canção homônima ao álbum, que estão garantidas em sua apresentação.
A abertura da 6ª edição do “Natal na Usina” também terá a apresentação do grupo de percussão feminino As Calungas, às 18h. Criado em 2012 por mulheres que se identificam com a cultura popular e seus folguedos, e levantam a bandeira da preservação das tradições culturais, o grupo vai se apresentar às 18h, durante o acendimento das luzes da decoração de Natal da Usina Energisa.
Ainda na primeira noite do evento, os Mulatos fazem show no Café da Usina, às 19h. O grupo tem um repertório que vai de samba raiz, chorinhos e clássicos da MPB até composições autorais. Já na Sala Vladimir Carvalho, a animação ficará por conta da banda Funkeria, a partir das 22h. A big band promete uma apresentação contagiante com muito Pop, Soul e Black Music.