Nonato Guedes
Será hoje, às 19h, no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, o lançamento do livro “Como Penso”, do acadêmico, empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti, uma síntese de artigos, crônicas e ensaios de sua autoria, publicados no jornal “Correio da Paraíba”, do qual é proprietário. A apresentação da obra será feita pelo ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça, e constam posfácios das jornalistas Adriana Bezerra e Lena Guimarães (esta, recentemente falecida). O livro tem a chancela da Forma Editorial, sob a responsabilidade do escritor e editor Juca Pontes, e da Federação do Comércio da Paraíba – Fecomércio.
Na apresentação, o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas afirma, à certa altura: “Eis que o empresário – o político, o homem de comunicação, o economista, o pecuarista, o aviador, o navegador, o automobilista,o pernambucano louco pela Paraíba, o eterno aluno em busca do saber, enfim, essa pessoa multifacetada que é Roberto…escreve. Não é o primeiro nem há de ser o último caso, mas, convenhamos que não é tão frequente. E que o empresário, neste caso, escreve bem, de forma agradável, e não poucas vezes bem-humorada. Não apenas escreve bem. Ama a escrita, ama essa arte, inclusive, seu prelúdio, que é ler, exerce seu mister de escritor – antes, leitor – com gosto e, diria mais, paixão”. Roberto Cavalcanti ingressou há pouco tempo na Academia Paraibana de Letras, concorrendo com outros postulantes a uma vaga na instituição.
Os seus escritos no “Correio da Paraíba” ganharam assiduidade e repercussão nos últimos anos e abrangem uma variedade de temas, da economia, à política, passando pelos costumes sociais, e por reminiscências pessoais, traduzidas em saborosos relatos de sua intimidade e convivência com as pessoas e com fatos e coisas que lhe marcaram profundamente e chamaram a sua atenção. Assim, ele discorre com naturalidade sobre a vitalidade do jornalismo impresso, tomando como referência observações colhidas na redação do The New York Times, que ele frequentou durante temporada nos Estados Unidos. Aborda, por outro lado, sua experiência no Senado Federal, que esteve presente na sua vida por 16 longos anos – primeiro como suplente de Ronaldo Cunha Lima, depois na suplência de José Maranhão e, por fim, na titularidade do mandato por dois anos e meio. “Ao longo desse período – relata Roberto Cavalcanti – a mais alta corte legislativa do país me proporcionou uma espécie de pós-graduação de vida. E sou muito grato por tudo o que vivi, e aprendi, no meu tempo, sobre os tapetes azuis”. E arrematou: “Foi realmente um episódio marcante em minha vida – período em que dei tudo de mim, dentro das minhas limitações, para fazer o melhor pela Paraíba e por nosso Brasil”.
A jornalista Lena Guimarães, que foi editora por muitos anos do jornal “Correio da Paraíba” e, depois, colunista política, no jornal e na televisão, observa que a própria vida de Roberto Cavalcanti é rico material para um livro. “Dono de uma personalidade marcante, que reúne qualidades de líder inovador, de ativista de boa causas e de ser espontâneo e extremamente comunicativo, ele tem ainda a visão do economista prático, do político otimista e de pai e avô preocupado com o futuro que legará aos descendentes (…) Neste livro, o leitor vai encontrar histórias que marcaram sua trajetória de sucesso, análises dos fatos políticos com a expertise de quem conhece a atividade por dentro, as perspectivas da economia e o cotidiano da vida, na Paraíba e no mundo, pois é um viajante aventureiro, que já andou por todo o planeta apreciando nossa diversidade cultural”.
Prossegue Lena Guimarães: “A narrativa de sua experiência como fã de Paul McCartney, em show no Madison Square Garden, em Nova York, está entre as emocionantes, assim como envolvente é o que analisa as diferenças entre as culturas americana e brasileira em relação à punição de crimes. Aponta que, lá, é “o que fez” que pesa na sentença. Aqui, “quem fez” ainda faz diferença”. E enfatiza a ex-editora do “Correio da Paraíba”: – É uma leitura prazerosa, porque ele impõe limite de espaço para cada tema, escrito com linguagem direta e atual e que faz questão de submeter à análise de algumas pessoas com formação diversificada e sem papas na língua no questionamento do que não concordam. Esse novo livro de Roberto Cavalcanti é fonte de conhecimento, mas é sua forma de apresentar os fatos e, principalmente, suas opiniões, que tornam sua leitura indispensável”.