Nonato Guedes
Conforme havia sido anunciado, PTB e Podemos selaram na manhã de hoje em João Pessoa um pacto de aliança para as eleições majoritárias municipais do próximo ano às prefeituras da Capital e de Campina Grande. O acerto prévio estabelece a candidatura do deputado estadual petebista Wilson Filho à sucessão de Luciano Cartaxo (PV) em João Pessoa, enquanto a doutora Ana Cláudia Vital, secretária do governo João Azevêdo e esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo será a representante da aliança como candidata de oposição ao esquema do prefeito campinense Romero Rodrigues, do PSD, apoiado pelo ex-senador Cássio Cunha Lima.
A secretária Ana Cláudia, em entrevista que concedeu a emissoras de rádio, hoje, disse estar disposta a encarar o desafio de concorrer à prefeitura de Campina, salientando que tem propostas concretas a apresentar ao eleitorado durante a campanha eleitoral. Ela foi cautelosa quanto a desdobramentos da aliança com o PTB e o esquema do governador João Azevêdo, mas manifestou confiança no avanço das articulações políticas. Por sua vez, o deputado Wilson Filho considerou proveitosa a aliança entre PTB e Podemos, destacando o espírito de renovação de quadros no cenário político-eleitoral e de inovação de propostas para sensibilizar as parcelas mais exigentes do eleitorado.
O senador Veneziano Vital do Rêgo, por sua vez, anunciou para este final de semana uma conversa já agendada com o governador João Azevêdo a fim de definir o seu próprio futuro partidário, já que ele se filiou ao PSB a convite do ex-governador Ricardo Coutinho, que tem estado em posição de atrito permanente com João Azevêdo, originando a desfiliação deste dos quadros da legenda. Veneziano Vital acredita que os canais de interlocução com o governador João Azevêdo são mais acessíveis e admitiu que na agenda de temas consta a candidatura da sua mulher, Ana Cláudia, a prefeita de Campina Grande. Observou que na órbita do esquema de apoio a João Azevêdo, em Campina, há outras pretensões de candidaturas colocadas, mas pessoalmente avalia que Ana Cláudia reúne credenciais para agregar mais, fortalecendo o bloco no confronto com o esquema do prefeito Romero Rodrigues. Veneziano identifica situação de desgaste da administração de Romero na Rainha da Borborema, diante, conforme ele, de compromissos não cumpridos e de problemas pontuais que dificultaram uma boa gestão por parte do alcaide.
– O grande debate será feito durante a campanha eleitoral propriamente dita, possibilitando ao eleitor médio de Campina Grande um conhecimento melhor da verdadeira radiografia administrativa da cidade, que deixa muito a desejar em termos de atendimento ás demandas mais urgentes que são formuladas – enfatizou ele. O senador considera que o rompimento entre Azevêdo e Ricardo Coutinho tornou-se inevitável diante da radicalização de grupos, não havendo espaço para as manobras conciliatórias que chegou a tentar empreender para pacificar o partido.