Nonato Guedes, com “Correio da Paraíba”
Em caráter preliminar, ou de maneira informal, pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores já dão largada às campanhas para as eleições de outubro de 2020. Nomes já surgem, da Capital ao Sertão, inclusive, envolvendo velhos políticos que desejam voltar ao poder. A pré-campanha eleitoral ganha força em cidades como João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Princesa Isabel. No Vale do Sabugy, na cidade de Santa Luzia, o ex-prefeito e ex-deputado Ademir Morais (PSDB) prepara-se para voltar ao páreo, justificando que há uma expectativa de parcelas do eleitorado nesse sentido, diante do fiasco que estaria marcando a gestão do prefeito José Alexandre de Araújo, “Zezé”. Quando esteve à frente da edilidade santa-luziense, Ademir Morais investiu maciçamente em setores de infraestrutura, como saneamento, na Saúde e na Educação, bem como na valorização dos servidores públicos.
Na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, o prefeito José Aldemir Meireles, do PP, que cumpre o primeiro mandato, é candidato ostensivo à reeleição, tendo como bandeira a continuidade de obras e investimentos que, segundo ele, “estão revolucionando a paisagem da cidade”. Os adversários tentam montar uma “frente” para derrotar José Aldemir, reconhecendo o poder de influência que ele exerce junto ao eleitorado. Em João Pessoa, a expectativa é quanto à definição do nome do candidato do prefeito Luciano Cartaxo (PV) para a sua sucessão. Aparentemente, entre vários secretários que postulam a indicação, o mais forte é o titular da pasta do Desenvolvimento Social, Diego Tavares, mas Cartaxo não emite qualquer pista nesse sentido. Em Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues, do PSD, coordenador do processo, busca montar uma chapa competitiva que pode vir a ser encabeçada pelo secretário Tovar Correia Lima. Enquanto isso, o senador Veneziano Vital do Rêgo, ainda no PSB, articula o lançamento da candidatura de sua mulher, Ana Cláudia, do Podemos, com o apoio de vários partidos, entre os quais o PTB. A senadora Daniella Ribeiro, do PP, avalia opções dentro do seu esquema, inclusive, o nome do seu filho, Lucas Ribeiro, que apregoa a renovação como plataforma principal.
Na cidade de Cabedelo, o prefeito Vítor Hugo Castelliano (DEM) é a esperança do partido presidido por Efraim Morais para retomar protagonismo no quadro político paraibano. Vítor Hugo, que ascendeu ao cargo mediante eleição suplementar, convocada em virtude da prisão e renúncia do ex-prefeito Wellington (Leto) Viana, migrou do PRB para o DEM e é ponta de lança da ofensiva que o Democratas lançará em redutos estratégicos, como nota o deputado federal Efraim Filho, que levou o prefeito de Salvador, Bahia, ACM Neto, a Cabedelo, para prestigiar a filiação de Vítor Hugo e de outros gestores. Em Princesa Isabel, o PSDB comandado pelo ex-prefeito Doutor Sidney se fortalece na disputa pela gestão municipal. O pré-candidato Sidney Filho é o nome com mais chances entre os oposicionistas à gestão do prefeito Ricardo Pereira, que, por enquanto, permanece filiado ao PSB. O racha entre o prefeito e o vice, Aledson Moura, prejudicou a escolha de nomes para o embate eleitoral no agrupamento do prefeito, deixando os tucanos mais convictos para a disputa de 2020.